Poupatempo reabre no sábado (24) e agendamentos podem ser feitos na sexta (23)
Publicado em: 22 de abril de 2021

Maior parte dos serviços relacionados a transporte, trânsito e documentação pode continuar sendo feita pela internet, o que é recomendável. É necessário agendar antes de ir a uma unidade
ADAMO BAZANI
Com a entrada em vigor da segunda etapa da fase de transição do Plano São Paulo, no sábado, 24 de abril de 2021, as unidades do Poupatempo em todo o Estado voltam a atender presencialmente também neste sábado.
É necessário, porém, agendar previamente este atendimento, o que pode ser feito a partir desta sexta-feira, 23 de abril de 2021.
O agendamento é realziado pelo site www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo de celular Poupatempo Digital.
A recomendação, entretanto, é que o comparecimento ao Poupatempo ocorra se o serviço solicitado só puder ser feito presencialmente, uma vez que, como há limitação de 25% de ocupação de cada unidade e a necessidade do distanciamento social, pode ser difícil encontrar uma data de atendimento próxima.
Segundo o Governo do Estado de São Paulo, são mais de 130 serviços executados por meio da internet ou aplicativo.
Entre as opções mais procuradas estão renovação e a segunda via de CNH, licenciamento e transferência de veículos, consulta de pontos na habilitação e também do IPVA, Atestado de Antecedentes Criminais e carteira de vacinação contra a covid-19, entre outros.
O Poupatempo reúne serviços relacionados às secretarias estaduais da Educação, Fazenda e Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Transportes Metropolitanos, Saúde e Comunicação, Detran.SP, Instituto de Identificação (IIRGD), Procon, CDHU, Sabesp, Cetesb, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), Procuradoria Geral do Estado (PGE-SP), Receita Federal, além de algumas prefeituras.
Continua sendo possível também o envio ao Poupatempo de solicitações de casos emergenciais, como a emissão de RG, por exemplo, recebidas pelo Fale Conosco, disponível no portal www.poupatempo.sp.gov.br e aplicativo Poupatempo Digital.
Segundo nota do Poupatempo, desde o início das fases Vermelha e Emergencial no Estado, em 6 de março de 2021, foram realizados cerca de 150 mil atendimentos via o “Fale Conosco” nas unidades, sendo aproximadamente 85 mil entregas de documentos e mais de 5 mil serviços de RG emergencial.
De acordo com o diretor da Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo que administra o Poupatempo, Murilo Macedo, 75% dos atendimentos têm sido de forma digital.
“Mesmo com as unidades fechadas, o Poupatempo não parou de trabalhar, oferecendo atendimento de forma digital e, quando necessário, abrindo espaço para casos emergenciais, para garantir a saúde de todos os envolvidos no processo. Em um ano de pandemia, cerca de 75% dos serviços prestados foram de forma digital. Isso demonstra que as pessoas estão se adaptando cada vez mais e escolhendo o atendimento online, por se tratar de um meio simples e seguro”, afirmou na nota.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes