Ícone do site Diário do Transporte

Belo Horizonte (MG) reforça transporte coletivo com oito novas linhas de ônibus

Nesta quarta (21), ônibus operam com horários de domingo por conta do feriado de Tiradentes. Foto: Rodrigo Clemente / Prefeitura de Belo Horizonte.

‘Operação emergencial’ entra em vigor a partir desta quinta (22), com reforço das 4h às 7h50

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Belo Horizonte, em Minas Gerais, informou que vai reforçar a operação do transporte coletivo com oito novas linhas de ônibus. A medida entra em vigor a partir desta quinta-feira, 22 de abril de 2021.

As oito linhas terão 34 viagens diretas dos bairros para o centro da cidade, sem passar pelas estações de integração Barreiro, Diamante, São Gabriel, Pampulha, Venda Nova e Vilarinho.

Os novos itinerários e viagens vão reforçar o transporte coletivo municipal nos dias úteis, no horário de pico da manhã (das 4h às 7h50). O objetivo é reduzir aglomerações durante a retomada do processo de reabertura gradual de atividades comerciais e de serviços da cidade, por conta da pandemia de covid-19.

LINHAS

Os bairros inicialmente atendidos serão: Independência, Águas Claras, Vila Pinho, Monte Azul, Conjunto Paulo VI, Céu Azul, Rio Branco, Jardim Leblon, Mantiqueira, Nova York e Jardim dos Comerciários.

As novas linhas terão o mesmo itinerário e pontos de embarque de linhas alimentadoras já existentes, exclusivamente dentro dos bairros, e seguirão de forma expressa até a área Central. Os pontos de desembarque serão apenas no Centro, na Avenida Amazonas e nas ruas São Paulo e Caetés. Não haverá operação especial no sentido inverso.

Confira a relação das linhas por regional:

Barreiro

Linha 3011 – Independência/Centro (linhas de origem 311 e 330)
Horários: https://bit.ly/3eo5FvW
Itinerário: https://bit.ly/3eePh0Q

Linha 3020 – Águas Claras – Vila Pinho / Centro (linha de origem 302)
Horários: https://bit.ly/3sCSDjp
Itinerário: https://bit.ly/3x7bruF

São Gabriel

Linha 7015 – Monte Azul / Centro (linha de origem 715)
Horários: https://bit.ly/2RTcU7J
Itinerários: https://bit.ly/2P8Qu17

Linha 8015 – Conjunto Paulo VI / Centro (linha de origem 815)
Horário: https://bit.ly/2QL3HOg
Itinerário: https://bit.ly/3xaIvSp

Pampulha

Linha 6014 – Céu Azul / Centro (linha de origem 614)
Horários: https://bit.ly/3v6CpAH
Itinerário: https://bit.ly/3n6Kjas

Linha 6018 – Rio Branco Via Jardim Leblon / Centro (linha de origem 618)
Horários: https://bit.ly/3ejzLAS
Itinerário: https://bit.ly/2P7v7gD

Venda Nova

Linha 6032 – Mantiqueira / Centro (linha de origem 627)
Horários: https://bit.ly/3v7laPB
Itinerário: https://bit.ly/2Pb9zjm

Linha 6034 – Nova York Via Jardim dos Comerciários / Centro (linha de origem 634)
Horários: https://bit.ly/3tyvGz7
Itinerários: https://bit.ly/3n7i8bj

As informações sobre os quadros de horários e itinerários das novas linhas podem ser consultadas na página da BHTRANS, no portal da Prefeitura, e no aplicativo SIU Mobile, a partir desta quarta-feira, dia 21. Cartazes nos ônibus e folhetos serão distribuídos para orientar os usuários.

As linhas alimentadoras de origem (que fazem o trajeto Bairro/Estação de Integração) e as linhas troncais (que saem das estações para o Centro) continuam a operar normalmente, com o mesmo quadro de horários e número de viagens.

O valor da tarifa das novas linhas é R$4,50, com integração com metrô e outras linhas. A Prefeitura informou que cartazes serão afixados no interior das linhas alimentadoras para informar os usuários sobre as novas linhas.

FERIADO

Nesta quarta (21), o transporte coletivo opera com quadro de horários de domingo, por conta do feriado de Tiradentes. A normalização ocorre nesta quinta (22).

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Sair da versão mobile