Governo Mineiro firma parceira com prefeituras da Grande BH para fiscalizar o transporte coletivo
Publicado em: 17 de abril de 2021

Foco da ação é fiscalizar o transporte metropolitano, com vistas a proporcionar um serviço de melhor qualidade para o passageiro
WILLIAN MOREIRA
O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade) e com parceria da Armbh (Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte), divulgou nessa sexta-feira, 16 de abril de 2021, um programa para fiscalizar o transporte coletivo metropolitano nos municípios que compõem a Grande Belo Horizonte.
O “RMBH Fiscaliza” deverá atuar em apoio ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagens (DER-MG), órgão responsável pela atividade. Com adesão voluntária das prefeituras, o programa visa aplicar multas e medidas administrativas seguindo a legislação atual do setor sobre o transporte de passageiros.
Os fiscais vão seguir critérios específicos para apurar se o serviço está sendo corretamente realizado, como o cumprimento dos horários de partidas, condições de segurança, conforto e higiene dos ônibus e se o limite máximo de capacidade devido à pandemia está sendo respeitado.
“O transporte intermunicipal é uma função pública de interesse comum complexa, que demanda convergência e alinhamento entre vários atores e está inserida entre as temáticas de atuação da Agência RMBH. Essa proposta de parceria entre a entidade, a Seinfra, o DER e municípios metropolitanos é indispensável para tratamento adequado da política, em especial, em tempos de pandemia”, explica a Diretora-Geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Mila Corrêa da Costa em nota divulgada para a imprensa.
Até o presente momento 13 cidades se interessaram em integrar o programa. Os municípios são: Contagem, Nova Lima, Igarapé, Nova União, Capim Branco, Sarzedo, Santa Luzia, Rio Acima, Caeté, Raposos, Esmeraldas, Mateus Leme e Pedro Leopoldo.
Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte