Ministério da Saúde anuncia que deve lançar portaria com normas para reduzir risco de covid-19 nos transportes coletivos e testagem para passageiros e motoristas

Maioria dos sistema de transpoprtes do País já obriga uso de máscaras

Marcelo Queiroga diz que prefeituras e estados terão autonomia para definir regras. Campanhas devem incentivar uso correto de máscaras em ônibus, trens e metrô

ADAMO BAZANI

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou em café da manhã com jornalistas em Brasília, nesta terça-feira, 13 de abril de 2021, que deve ser editada uma portaria juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) com recomendações para reduzir o risco de contágio pela covid-19 nos transportes públicos.

Entre as normas que devem ser sugeridas pelo documento estão formas de evitar aglomerações nos ônibus, trens e metrôs.

Aos jornalistas que participaram do encontro, segundo agências de notícias, o ministro disse que o documento está sendo elaborado por técnicos da Secretaria Extraordinária de Combate à Pandemia de covid-19.

Este grupo, formado por especialistas, médicos e cientistas, ainda vai ser oficializado, mas já atua dentro do Ministério.

O secretário extraordinário Rogério Cruz, entretanto, que a intenção não é criar uma determinação e que os estados e municípios terão autonomia para continuar com suas regras sobre transportes coletivos.

“Vai ser em caráter orientativo, porque o governo federal não tem competência para poder determinar as regras dos transportes públicos urbanos. Isso fica a critério dos municípios”, disse, segundo agências.

TESTAGEM PARA PASSAGEIROS E MOTORISTAS:

Rogério Cruz disse ainda que o Ministério da Saúde estuda modelos de testagem para usuários e funcionários dos transportes coletivos e que busca exemplos internacionais que podem ser adaptados ao Brasil.

“É uma testagem para retomada da mobilidade. Estamos vendo as melhores práticas e a partir disso a gente define quem seria testado, se os motoristas ou alguns passageiros. A expectativa é da gente apresentar isso para o ministro até quinta-feira” – disse, segundo as agências.

Além disso, devem ser lançadas campanhas para incentivar o uso correto de máscaras nos veículos de transportes públicos, além de estações, terminais, pontos e paradas.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta