Santo André vai permitir mercados e lojas de construção até 20h e ônibus não circulam depois de 22h na fase vermelha

Medidas de restrição de horários só afetam ônibus municipais

Medidas entram em vigor na segunda-feira (12). Aulas voltam no dia 14 na rede privada e dia 30 na pública. Parques públicos se mantêm fechados. Atividades religiosas coletivas continuam proibidas

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, divulgou na manhã deste sábado, 09 de abril de 2021, as novas regras de restrições à movimentação para conter o avanço da covid-19, que entram em vigor na segunda-feira (12).

As normas são baseadas na Fase Vermelha do Plano São Paulo do governo do Estado, mas com algumas medidas mais restritivas.

Um entendimento do STF (Superior Tribunal de Justiça) permite que municípios criem mais restrições que os estados, mas não deixa que haja regras mais flexíveis que as determinações estaduais.

A Fase Vermelha do Plano São Paulo não estipula horários para fechamento de estabelecimentos como mercados e postos de combustíveis, mas em Santo André, a partir desta segunda-feira (12), estas atividades só poderão funcionar até 20h. Na fase emergencial, que se encerra neste domingo (11), o fechamento era às 19h.

O governo do Estado também não limita as operações de transportes públicos.

Em Santo André, os ônibus municipais continuam sem funcionar das 22h às 04h.

Em nota, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, disse que as medidas são necessárias para a segurança sanitária.

“Santo André acatou as medidas de restrição e pode, agora, evoluir à fase vermelha do Plano São Paulo, com a flexibilização de algumas atividades e horários de atuação. Vamos seguir as diretrizes que determinam práticas para garantir a segurança de todos e todas”.

Sistemas de retirada e drive-thru podem funcionar até as 20h e o delivery  pode ocorrer até meia noite.

Escolas particulares poderão abrir com 35% de ocupação a partir do dia 14 de abril e as públicas a partir de 30 de abril, caso a situação da pandemia não tenha uma nova piora.

Parques permanecem fechados e atividades religiosas coletivas se mantêm proibidas.

Vejas a principais regras:

Ônibus Municipais: Funcionam apenas das 05h às 22h, o que inclui as linhas operadas pelo Consórcio União Santo André (Guaianazes, Curuçá, Vaz, Parque das Nações, ETURSA e EUSA) e Suzantur (sistema de Vila Luzita)

Metra (Corredor ABD), CPTM e EMTU: Funcionam por mais tempo porque são de gerenciamento do Estado

Táxis e Aplicativos: Funcionam sem limitação de horário

Delivery: Até meia noite

Drive Thru: Até 20h

O que funciona até 20h:

– Alimentação (supermercados, padarias, açougues, feiras livres e congêneres)

– Automóveis (estabelecimentos de locação de veículos, oficinas de veículos automotores, lojas de autopeças e estacionamentos)

-Abastecimento (cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns e postos de combustíveis).

– Lojas de material de construção, pisos, revestimentos e ferramentas

– Construção civil

– Lavanderias

– Serviços de limpeza

– Manutenção

– Zeladoria,

– Serviços bancários,

– Lotéricas

– Cartórios

– Correios

– Bancas de jornais

– Óticas

– Lojas de conveniência

Atividades sem restrição de horário:

– hospitais públicos e privados;

– serviços de saúde de urgência e emergência;

– farmácias e laboratórios;

– hospitais veterinários;

– outros serviços de natureza essencial ao funcionamento dos serviços de saúde

– atividades industriais,

– telecomunicação,

– comunicação social e jornalismo,

– segurança

– serviços de call center.

Atividades fechadas:

Celebrações religiosas coletivas, parques públicos, bares, boates, restaurantes e comércio de produtos não essenciais, como moda e brinquedos, por exemplo.

Educação:

– Rede Privada: A partir de 14 de abril podem voltar as atividades escolares na rede privada, de forma gradual, para os ensinos infantil, fundamental, médio e superior. A presença dos alunos estará limitada a 35% da capacidade do estabelecimento escolar.

– Escolas Públicas: Nas redes municipal e estadual, permanecerão suspensas, até 30 de abril, as atividades escolares na forma presencial para os ensinos infantil, fundamental e médio.

Veja os decretos municipais:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Claudenir disse:

    O comércio também precisa voltar, os boletos ,contas de luz, água, IPTU, IPVA, sem emprego e sem salário, é pior que covid, porque os prefeitos também não suspende as contas, porque eles tem medo de ficar sem salário,

  2. Claudio Varga disse:

    Sr.prefeito Paulo Serra, IPTU, ENERGIA ELÉTRICA, ALUGUEL, SANEAMENTO E ALIMENTAÇÃO, qual será a formula ou a forma de estarmos soprindo essas necessidades, o senhor tem? Então passa pra nós!

  3. Márcio disse:

    Prefeito Paulo serra o trasporte público lotado bares e restaurantes fechados com certeza a prefeitura vai querer receber IPTU não é mesmo infelizmente falta coerência absurdo essas medidas com bates e restaurantes fechados

  4. Demanos Clelia disse:

    Onibus em santo andre é uma vergonha nao sao limpos! Dá nojo de segurar pois onde seguramos para nao cair é imundo deve ser tudo infectado do virus, essa pandemia começou á mais de um ano e eu tenho certeza que o corrimao dos onibus nuncaaaa foram higienizados!!!!!cade a prefeitura !!!!!fique em casa!!!!! ,pois se voce pegar onibus em santo andre voce ganha o virus de presente!!! Revoltada com descaso da prefeitura

  5. Dickao disse:

    Esse é o Pinocchio! Doriete!

Deixe uma resposta