São Bernardo do Campo flexibiliza regras e contraria plano de Doria. Ônibus recolhem às 22h

Orlando Motrando em transmissão por rede social

Prefeito Orlando Morando abre escritórios e lojas de material de construção com atendimento presencial

ADAMO BAZANI

Colaborou Jessica Marques

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, anunciou que a partir desta quinta-feira, 08 de abril de 2021, vai flexibilizar horários e o funcionamento de diversas atividades, muitas das quais, proibidas na fase emergencial do Plano São Paulo até do dia 11.

Em uma transmissão pelas redes sociais na noite desta quarta (07), Morando disse que poderão funcionar escritórios como advocatícios, de contabilidade e imobiliárias.

A determinação do governo do Estado de São Paulo é para que estes estabelecimentos fiquem fechados.

Na transmissão, Orlando Morando disse que preferencialmente os atendimentos devem ser feitos de forma remota, mas que as atividades passam a ser liberadas.

Lava-rápido também será liberado. Lojas de material de construção, de ferragens, de tinta, marmorarias, serralherias, vidraçarias, lojas de ferramentas, ferragens, materiais hidráulicos, elétricos, pisos e revestimentos, de locação de equipamentos de construção, e de produtos de limpeza também passam a ser liberadas a partir desta quinta-feira (08), inclusive com atendimento presencial, como explicou Morando.

Ouça:

Já pelo decreto estadual da fase emergencial que vai até 11 de abril, estes estabelecimentos só podem atender por delivery.

As atividades essenciais que funcionavam somente até 19h na cidade, vão abrir a partir desta quinta-feira até 21h. Todas com o cumprimento de protocolos.

Entre os estabelecimentos comtemplados estão os que já podem funcionar como padarias (sem consumo local), açougue, mercado, supermercados, postos de combustíveis, lojas de conveniência e distribuidoras de gás.

Os setores de saúde, segurança, telecomunicação e logística também continuam autorizados. Podem funcionar também bancas de jornais, cartório, chaveiro, correios, lavanderias, lotéricas e floriculturas. Manutenção em geral e assistência técnica, portaria, serviços de limpeza e zeladoria também funcionam.

Os ônibus municipais operados pela concessionária BR7 Mobilidade continuam sendo recolhidos às 22h e voltam para as linhas às 4h.

“O toque de recolher continua das 22h às 4h. As atividades que estão autorizadas poderão funcionar até 21h. Materiais de construção e todas as cadeias também poderão fazer o atendimento presencial”, detalhou o prefeito.

Vai ser possível também retirar alimentos prontos nos establecimentos

-Restaurantes, lanchonetes, bares e congêneres, exclusivamente para o serviço de delivery até as
24h00 e de drive thru e take away até as 21h00, com os estabelecimentos de portas fechadas;

Segundo Morando, na fase emergencial e nos feriados antecipados, a demanda dos ônibus caiu 33%, o que significa 200 mil passageiros a menos no acumulado.

As flexibilizações ocorrem mesmo com ocupação de 95% dos leitos de UTI na cidade e 66% nas enfermarias para pacientes de covid-19, como anunciou o próprio prefeito.

Morando disse ainda que se a ocupação de UTIs chegar a 80%, mais atividades podem ser abertas.

Em nota, o Governo do Estado de São Paulo diz que a prefeitura será notificada e o MP acionado

As Prefeituras que descumprem o Plano São Paulo são notificadas pelo Governo do Estado, que também informa o Ministério Público para tomada de providências. Segundo o Poder Judiciário, os decretos estaduais de enfrentamento à pandemia prevalecem sobre normas editadas pelos municípios — as administrações locais possuem autonomia para ampliar as restrições, mas não flexibilizá-las. A Secretaria de Desenvolvimento Regional conta com a colaboração de todos os 645 municípios de São Paulo para ações de combate ao coronavírus e proteção da saúde da população.

Veja o decreto:

Adamo Bazani e Jessica Marques, jornalistas especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Márcio ramos disse:

    Diferença nem uma, as coisas tudo fechada e os mercados lotados que nem dar para andar direito. Falta de fiscalizações etc…

  2. Alberto Pimentel disse:

    É muita politicagem, cadê as vacinas , São Bernardo do Campo está atrasado, tem lugares já vacinando 60 anos e nós parados na primeira dos 68 .
    Isso sim é importante.

    1. Mrborges27@gmail.com disse:

      Concordo com você Alberto. Cadê o consórcio dos prefeitos do Abc que iam comprar mais vacinas?

  3. Maria disse:

    Hipocrisia desse nosso prefeito. Primeiro ele diz pensar na população São Bernardose, fecha tudo por falta de leitos. Ainda e com mais falta de leitos ele resolve reabrir. Estou sem entender! Lamentável essa atitude visando a política, apenas. Nesse cenário macabro que estamos vivendo, dependemos de nós mesmo, em todos os sentidos, porque somos acolhedores e não deixamos a população mais vulnerável morrer de fome, sendo essa obrigação número 1 desses políticos sem noção. Lamentável lamentável lamentável

  4. Rosangela disse:

    E muita cara de osu fala que vai abrir alguns estabelecimentos, tem muitos coitado que não tem mais como abrir e uma sacanaje esses sim são os verdadeiros genocidas.

  5. Izildinha marino Matias da Silva disse:

    Quero saber das vacinas para idade 67que está atrasada

  6. Edson Gomes Lopes disse:

    O Sr. Orlando morando não tem pulso firme pra continuar com opinião… Se ta em faze vermelha q seja, continue, não mude!! Aaaah, mudou uma corzinha agora pode voltar. Deixa melhorar mais tem q ficar nesse yoyô fazendo agente de bobo.

  7. ELISETE PATERNIANI disse:

    Estamos contigo Sr prefeito vamos vencer força e fé venceremos

  8. Paulo Roberto de Souza disse:

    Desde quando comecei acompanhar os trabalhos realizados por Orlando, vi que esse rapaz tem um potencial enorme. Meus parabéns pelo que tens feito e se Deus quiser irá realizar muito mais. Força estamos juntos.

  9. Danila disse:

    No mesmo dia rm que uma moca de 29 anos morre por esperar por um leito. Esse cara libera a abertura de Comércios. Sinceramente vai morrer muita gente em minha Cidadd.

  10. Adelailma correria de Almeida disse:

    Parabéns Prefeito, esse governador tem que dar ordens na cozinha dele esse abutre nojo desse dória pessoas estão morrendo e todos em casa há um ano esse tal de LOCKDOWN não vale nada se os transportes aéreos e terrestres não forem barrados! Ninguém pode ir a praia mais podem vir da China ,do Japão e sabe mais de onde e é isso que está matando o povo 😢

    1. Nivaldo Pecegueiro disse:

      até parece que o Excelentissimo não lê na cartilha do calcinha apertada kkk

  11. Soraia disse:

    Boa noite prefeito gostaria de saber quando o senhor irá permitir o tratamento precose nao sei se em sbc há esse tratamento pois Deus tem permitido aos pesquisadores descobrirem remédios q tem curado muitas pessoas se o Senhor esta realmente preocupado com a vida das pessoas libera o tratamento precose pois sei q o senhor já pegou esss covid e só o senhor sabe como as pessoas sofrem ainda mais quem nao tem um convenio pq nao tem condiçoes de pagar Deus te deu a vida p o senhor cuidar tambem das pessoas já q o senhor foi eleito pelo povo p q o senhor fizesse algo pelo povo fiquei em ver fiscais levando a mercadoria de comerciantes embora pais de familia q madrugam p buscar suas mercadorias p vender p suprir a necessidades de sua familia e empregados seja grato a Deus q te deu a vida quando o senhor precisou p que o senhor agora ajudasse as pessoas ama teu proximo como Deus te ama senhor prefeito salve vidas Deus te teu poder p isso ama teu proximo como a ti mesmo

Deixe uma resposta