Bahia Mineração S.A vence leilão da Fiol

Realização foi na B3 (antiga BM&FBovespa), em São Paulo (SP), nesta quinta. Foto: Diário do Transporte.

Concessão vai durar 35 anos, com investimento previsto de R$ 3,3 bilhões

JESSICA MARQUES

A empresa Bahia Mineração S.A, por meio da Corretora Itaú, foi a vencedora do leilão da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste). A concessão vai vai durar 35 anos, com investimento previsto de R$ 3,3 bilhões.

O lance foi de R$32.730.000,00. Apenas uma proposta foi apresentada.

Com início às 14h desta quinta-feira, 08 de abril de 2021, o leilão foi realizado na B3 (antiga BM&FBovespa), em São Paulo pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e pelo Ministério da Infraestrutura.

Segundo a ANTT, a ganhadora ficará responsável pela finalização do empreendimento e operação do trecho, em uma concessão que vai durar por 35 anos, totalizando R$ 3,3 bilhões de investimentos. Desse total, R$ 1,6 bilhão será utilizado para a conclusão das obras, que estão com 80% de execução. Além disso, a subconcessão da Fiol vai permitir a criação de 55 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda ao longo da concessão.

OPERAÇÃO

A expectativa da ANTT é de que a Fiol 1 comece a operar em 2025, já transportando mais de 18 milhões de toneladas de carga, entre grãos e, principalmente, o minério de ferro produzido na região de Caetité.

A agência projeta que “o volume vai mais que dobrar em 10 anos, superando 50 milhões de toneladas, em 2035 – sendo a maior parte, o minério de ferro. Entre as cargas também estão alimentos processados, cimento, combustíveis, soja em grão, farelo de soja, manufaturados, petroquímicos e outros minerais”.

A operação inicial já deve contar com pelo menos 16 locomotivas e mais de 1.400 vagões – pelo menos, 1.100 destinados apenas para o escoamento de minério de ferro. Montante que terá um incremento diante do aumento da demanda, chegando a 34 locomotivas e 2.600 vagões, dentro de dez anos. Além de Ilhéus e Caetité, um terceiro pátio será instalado no município de Brumado.

O traçado da Fiol 1 atravessará as seguintes cidades baianas: Ilhéus, Uruçuca, Aureliano Leal, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Itagi, Jequié, Manoel Vitorino, Mirante, Tanhaçu, Aracatu, Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Lagoa Real, Rio do Antônio, Ibiassucê e Caetité.

A ANTT e o Governo Federal também trabalham nos projetos para concessão dos outros dois trechos: a Fiol 2, entre Caetité (BA) e Barreiras (BA), com obras em andamento, e a Fiol 3, de Barreiras (BA) a Figueirópolis (TO), que aguarda licença de instalação por parte do Ibama.

Um corredor de escoamento que terá um total de 1.527 quilômetros de trilhos, ligando o porto de Ilhéus, no litoral baiano, ao município de Figueirópolis (TO), ponto em que a Fiol se conectará com a Ferrovia Norte-Sul e o restante do país.

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Confira os detalhes da concessão:

  • Prazo:

    35 Anos

  • Extensão:

    537 km

  • Investimento previsto (Capex):

    R$ 3,3 bilhões

  • Custos operacionais previstos (Opex):

    R$ 2,55 bilhões

  • Taxa Interna de Retorno (TIR):

    11,04%

  • Demanda (em milhões de toneladas):

    18,4 em 2025, 51,9 em 2035, 52,8 em 2045 e 33,8 em 2054

  • Outorga:

    R$ 32 milhões (valor mínimo)

  • Critério de julgamento do leilão:

    maior outorga

  • Audiência Pública:

  • Empregos:

    55.752 mil (diretos, indiretos e efeito renda)

O trecho objeto da subconcessão compreende o segmento ferroviário entre os municípios de Ilhéus e Caetité, ambos no estado da Bahia, também denominado como FIOL 1.

O traçado possui aproximadamente 537 km de extensão, atravessando os seguintes municípios do estado da Bahia: Ilhéus, Uruçuca, Aureliano Leal, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Itagi, Jequié, Manoel Vitorino, Mirante, Tanhaçu, Aracatu, Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Lagoa Real, Rio do Antônio, Ibiassucê e Caetité.

O corredor logístico visa permitir o escoamento para o mercado externo do minério de ferro do sul da Bahia, por meio do futuro Porto de Ilhéus, além de possibilitar o transporte ferroviário de grãos do oeste baiano ao porto, em direito de passagem.

Além da FIOL 1, haverá a futura subconcessão e operação do trecho da FIOL 2, que interligará Caetité/BA a Barreiras/BA com extensão de 485 km, o qual está em construção pela Valec, e da FIOL 3, o qual está em fase de estudos e ainda será construído, entre Barreiras/BA e Figueirópolis/BA com extensão aproximada de 505 km, possibilitando a conexão da ferrovia inteira à Ferrovia Norte-Sul.

 

Leilão realizado no dia 08/04/2021

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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