Rodízio Municipal de veículos continua na semana de feriados antecipados das 20h às 05h para carros em São Paulo

Carros estão proibidos à noite de acordo com final das placas. Fretados estão liberados, mas recomendação é para transporte apenas de trabalhadores de serviços essenciais.

Prefeitura diz que não vai mexer em frota de ônibus. Rodízio de caminhões e restrição a fretados estão suspensos. Zona Azul segue sinalização de cada local.

ADAMO BAZANI

Motoristas que precisam circular pelo centro expandido da cidade de São Paulo nesta semana de feriados antecipados, que vão até 04 de abril, devem estar atentos: o rodízio municipal de veículos continua em vigor de segunda a sexta-feira, das 20h às 5h do dia seguinte, com o objetivo de diminuir da circulação no trânsito noturno, acompanhando o toque de restrição decretado pelo Estado.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o rodízio noturno de veículos de passeio começou a vigorar no dia 22 de março e será mantido enquanto durar a fase emergencial. Durante essa fase, fica suspenso o funcionamento do rodízio em seu horário tradicional: das 07h00 às 10h00 e das 17h00 às 20h00.

Durante o rodízio, os veículos ficam impedidos de circular no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Mini Anel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

Final de placa – dia da semana

1 e 2 – das 20h de segunda-feira às 5h de terça

3 e 4 – das 20h de terça-feira às 5h de quarta

5 e 6 – das 20h de quarta-feira às 5h de quinta

7 e 8 – das 20h de quinta-feira às 5h de sexta

9 e 0 – das 20h de sexta-feira às 5h de sábado

CAMINHÕES:

O rodízio para caminhões está suspenso em todos os dias que são feriados, mas o caminhoneiro deve estar atento porque as regras da Zona Máxima de Circulação neste período são um pouco complicadas.

A ZMRC vigora no sábado normalmente, mesmo nesta semana diferente, das 10h às 14h, porque não é feriado.

O rodízio para caminhões volta a valer normalmente a partir do dia 5 de abril de 2021, quando os caminhões deverão seguir as regras se sempre, com proibição das 7h às 10h e das 17h às 20h00, de acordo com o final da placa.

Nesse horário, a circulação de caminhões é proibida na área delimitada pelo Mini Anel Viário. A partir do dia 5 de abril de 2021, também volta a valer a restrição ao trânsito de caminhões na Zona de Máxima Restrição de Circulação – ZMRC é de 2ª a 6ª feira das 5 às 21h e aos sábados das 10 às 14h. Além da ZMRF cuja atividade é permitida de 2ª a 6ª, das 5h às 21h.

ÔNIBUS E VANS DE FRETAMENTO:

A Zona Máxima de Restrição de Fretados (ZMRF) fica liberada durante os dias de feriados emergenciais.

A recomendação das autoridades de saúde é que os fretados só sejam usados para transporte de trabalhadores de serviços essenciais.

ZONA AZUL:

Durante os dias de feriados antecipados a zona azul funcionará de acordo com a sinalização, obedecendo às placas de regulamentação de cada local.

ÔNIBUS

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, por meio da SPTrans, informou que a frota em operação do sistema de transportes está mantida nos mesmos níveis das últimas semanas durante os feriados antecipados até 04 de abril de 2021.

De segunda a sexta-feira, a frota é será correspondente a de um dia útil para o período de pandemia. No sábado e domingo, não há mudança de acordo com as escalas atuais.

A frota atual é de 88,25%, diante de uma demanda que varia entre 50% e 60%. Nos bairros mais afastados do centro a operação em dias úteis conta com 93,34% da frota de veículos em relação ao período anterior à pandemia. O uso de máscaras é obrigatório durante toda a viagem por todos os passageiros, motoristas e cobradores.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Silvio disse:

    Nada mudará com essas medidas do rodízio 👏🏻

  2. Mr. Share Guy disse:

    A intenção é que as pessoas não saiam do pânico em que tentam impor e sustentar com mídia e autoritarismo. Se as pessoas saírem do efeito “medo/pânico” a pandemia acaba, e “eles” não querem que isso acabe tão logo.

  3. Cristina pessotto disse:

    quando volta o rodízio normal

Deixe uma resposta