Eletromobilidade

Operadora de transporte de Leeds, na Inglaterra, encomenda cinco ônibus elétricos de dois andares BYD ADL

Ônibus elétrico de dois andares BYD ADL Enviro400EV

First Bus fechou pedido dos veículos modelo Enviro400EV, que tem 10,8 metros de comprimento e 4,3 metros de altura

ALEXANDRE PELEGI

A First Bus, uma das maiores operadoras de transporte do Reino Unido, acaba de fechar um pedido de cinco ônibus elétricos double-decker produzidos pela parceria BYD UK e Alexander Dennis Limited (ADL).

Os veículos, do modelo BYD ADL Enviro400EV, serão usados nos serviços de Park & Ride em West Yorkshire, condado metropolitano da Inglaterra.

A encomenda da First Bus reforça a parceria BYD ADL no Reino Unido.

Iniciada em 2015, a parceria já ultrapassou o total de 750 ônibus elétricos entregues ou encomendados, completando mais de 16 milhões de milhas rodadas sem emissão de poluentes.

A encarroçadora ADL é uma subsidiária do fabricante líder global independente de ônibus NFI Group Inc. (NFI), enquanto a BYD é líder global em baterias, gerenciamento de energia e mobilidade elétrica.

Os ônibus são fabricados na Grã-Bretanha, e vão operar a partir da garagem de Hunslet Park da operadora First Bus, em Leeds, cidade que faz parte do condado de West Yorkshire.

Os ônibus renovarão a frota da First West Yorkshire, subsidiária do FirstGroup. e são parte de um programa de investimento contínuo da operadora de investimento em ônibus não poluentes.

O compromisso mais amplo da First Bus é chegar em 2035 operando uma frota de emissão totalmente zero.

A infraestrutura de carregamento foi introduzida em Leeds no ano passado como medida de apoio para a expansão da frota de ônibus elétricos da cidade.

Os modelos BYD ADL Enviro400EV com 10,8 metros de comprimento e 4,3 metros de altura terão 69 assentos e tecnologia de bomba de calor para controlar o aquecimento e resfriamento interno.

O Diretor de Engenharia da First West Yorkshire, Simon Carlisle, mostrou-se satisfeito em confirmar este pedido mais recente. Carlisle afirmou que a iniciativa mostra o forte relacionamento com a ADL. “Também é mais uma prova de nosso compromisso em desenvolver uma frota de emissão zero nos próximos anos e desempenhar nosso papel na criação de um ar mais limpo em Leeds e em outras cidades da região”, concluiu.

Diretor de Vendas do Reino Unido para Grandes Grupos de Ônibus da Alexander Dennis, Martin Brailey, declarou que os ônibus elétricos de dois andares produzidos na Grã-Bretanha constituem a solução de última geração para um transporte mais limpo nas cidades. “Estamos muito satisfeitos em continuar a apoiar a First Bus em sua resposta aos desafios da poluição do ar e da emergência climática, e sabemos que os passageiros e residentes de Leeds vão adorar a viagem tranquila que farão em seus novos ônibus”.

Já o Diretor Executivo da BYD UK Ltd., Frank Thorpe, as operações Park & Ride fornecem o cenário ideal para a parceria BYD ADL mostrar suas credenciais de mobilidade. “Centenas de carros emissores de CO2 serão trocados por apenas cinco BYD ADL Enviro400EVs de dois andares, oferecendo viagens totalmente elétricas e livres de emissões em Leeds para milhares de passageiros. Nossos ônibus de dois andares possuem excelente autonomia”, acrescentou ele.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta