Taxa de isolamento no Estado de São Paulo foi de 43% em terça-feira de fase vermelha e mais medidas duras devem vir
Publicado em: 10 de março de 2021

Idosos de 72 a 74 anos serão vacinados a partir de 22 de março. Coronavac é eficiente contra as novas mutações
ADAMO BAZANI
Colaborou Willian Moreira
A taxa de isolamento no Estado de São Paulo na fase vermelha cresceu no início desta primeira semana de retomada da fase vermelha do plano contra a covid-19 em relação à semana anterior, mas está bem abaixo dos 60% que autoridades de Saúde recomendam e em comparação aos meses do ano passado em que o Estado ficou na fase vermelha.
De acordo com o balanço, na terça-feira, 09 de março de 2021, a taxa no Estado foi de 43%.
Na segunda-feira, primeiro dia útil da retoma da fase vermelha, o isolamento foi de 42%
Na segunda-feira e na terça-feira da semana anterior, o isolamento foi de 38%.
Na fase vermelha só podem funcionar serviços essenciais como ônibus, trens, metrô, saúde humana, saúde animal, segurança, limpeza, farmácias, supermercados, entre outros.
O coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, Paulo Menezes, disse em entrevista coletiva no início da tarde desta quarta-feira, 10 de março de 2021, que mais medidas restritivas devem ser anunciadas para conter a movimentação das pessoas e do vírus.
O secretário de Saúde Jean Gorinchteyn e o governador João Doria classificaram a situação do avanço da covid-19 como dramática e por mais que novos leitos de UTI sejam criados, uma hora não haverá como expandir mais o atendimento.
VACINAÇÃO ENTRE 72 E 74 ANOS:
O Governador João Doria anunciou também na coletiva a ampliação da vacinação contra covid-19 para idosos com idade entre 72 e 74 anos a partir de 22 de março, num total de 730 mil pessoas que poderão receber a primeira dose ainda neste mês.
Já a partir de 15 de março podem ser vacinadas pessoas de 75 e 76 anos de idade.
Com o avanço da campanha para o grupo a partir de 72 anos, serão 1,140 milhão de pessoas que poderão ser imunizadas ainda no mês de março. Em 3 de março, o Estado iniciou a vacinação dos idosos entre 77 a 79 anos, contemplando outros 720 mil idosos.
As pessoas nestas faixas de idade devem estar atentas aos cronogramas e datas que serão comunicados pela cidade onde reside.
CORONAVAC É EFICIENTE CONTRA A VARIANTE MAIS FORTE DO CORONAVÍRUS:
Na coletiva, também foi divulgado o resultado de um estudo, realizado por cientistas do Instituto Butantan e da USP, que, segundo a apresentação, comprovou que a vacina Coronavac é eficaz contra as três novas variantes do coronavírus em circulação no Brasil, inclusive contra a variante brasileira.
Em nota, o governo estadual esclarece que estudos preliminares, realizados pelo Instituto Butantan em parceria com a USP, em pessoas vacinadas, demonstram que a Coronavac é capaz de neutralizar variantes do novo coronavírus. Os dados incluíram amostras de 35 participantes vacinados na Fase III. O estudo completo inclui um número maior de amostras, que já estão em análise. Os resultados completos serão divulgados posteriormente.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Esse absurdo de fechar comércio, fechar restaurante, restringir horário, nada disso deu certo em lugar nenhum. Mas a agenda é outra, nunca foi saúde.
Pelo amor de Deus…parem de fechar as coisas essa nao e a soluçao…isso nao funcionou em lugar nenhum mesmo…