Maranhão aumenta frota de ônibus nas linhas semiurbanas na Região Metropolitana

Um ônibus deve ser acrescido a cada viagem em 12 linhas. Foto: Divulgação.

Determinação foi enviada pelo Governo do Estado às empresas no início da semana

JESSICA MARQUES

O Governo do Estado do Maranhão determinou que as empresas de ônibus aumentem a frota nas nas linhas semiurbanas na Região Metropolitana de São Luís. A solicitação foi enviada no início da semana.

Assim, segundo o governo, as linhas de maior movimento terão que acrescentar mais veículos, com o objetivo de diminuir aglomeração no transporte público.

De acordo com a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), um ônibus deve ser acrescido a cada viagem em 12 linhas já identificadas pelo órgão.

As linhas que devem receber o reforço são:

T063 – Jardim Tropical/Santos Dumont
A981 – Turiuba/Pitangueira/Terminal Cohab/Cohatrac
958 – São José de Ribamar/São Luís/Expresso
T064 – Jardim Tropical/São Francisco
T970 – Maiobão/João Paulo/São Francisco/Terminal Cohab/Cohatrac
T974 – Cafeteira/João Paulo/São Francisco/Terminal Cohab/Cohatrac
T984 – Paranã/São Francisco/João Paulo/Terminal Praia Grande
A996 – São José de Ribamar/Terminal Cohab/Cohatrac
T979 – Raposa/Araçagi
A977 – Residencial Pirâmide/Terminal Cohab/Cohatrac
A987 – Maioba-Pindoba/Terminal Cohab/Cohatrac
T988 – Vila Sarney/Anil/Terminal Praia Grande

De acordo com o presidente da MOB, Daniel Carvalho, o processo de reforço nas linhas de maior fluxo será avaliado diariamente.

“Inicialmente, o reforço será implantado nas linhas de maior demanda e a MOB, por determinação do governador Flávio Dino, estará diariamente realizando avaliações para saber se será necessário a disponibilização ou não de mais veículos”, pontuou.

FISCALIZAÇÃO

O estudo de quais linhas deveriam ser reforçadas para conter a superlotação foi feito com base no Sistema de Bilhetagem Automática, pelo qual é possível ter uma informação mais precisa de quais áreas precisariam de reforço.

Por sua vez, a MOB informou que continuará fiscalizando o serviço, no intuito de garantir distanciamento social e mais conforto aos usuários, auxiliando, assim, as medidas preventivas de combate ao coronavírus.

Para Daniel Carvalho, a medida é essencial para buscar alternativas para conter a proliferação do vírus no transporte público. “As medidas adotadas pelo Governo do Maranhão tem como objetivo proteger a sociedade nesse momento tão delicado. Por isso, também é importante a conscientização dos usuários para que durante toda a viagem, permaneça utilizando a máscara e, na medida do possível, respeitando o distanciamento”.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta