Campinas (SP) decreta fase vermelha a partir de quarta (03) por causa do avanço da covid-19
Publicado em: 2 de março de 2021

Segundo prefeito Dario Saadi, saúde pública se aproxima de colapso
ADAMO BAZANI
Campinas (SP) entrará na fase vermelha, com restrições máximas nesta quarta-feira, 03 de fevereiro de 2021.
O anúncio foi feito pelo prefeito Dario Saadi na tarde desta terça-feira (02) e a medida se dá pelo risco de colapso no sistema de Saúde por causa do avanço da covid-19.
A fase vermelha vai valer até 16 de março, mas será reavaliada na próxima semana.
A prefeitura informou que nesta terça-feira, dia 02 de março, que está com 290 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 nas redes pública e particular. Deste total, 263 estão ocupados, o que corresponde a 90,69%%. Há 27 leitos livres somando as redes pública e particular.
Assim, somente atividades essenciais poderão funcionar, como os ônibus do transporte público, rodoviário e fretamento de trabalhadores, táxis, carros de aplicativo de transportes, hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, lavanderias e estabelecimentos de saúde animal; supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres, serviços de entrega (delivery) e que permitem a compra sem sair do carro (drive-thru), igrejas somente por atendimento presencial, restrito até às 20h e 30% da capacidade, construção civil, agronegócios e indústria,bares, lanchonetes e restaurantes somente coom serviços de entrega (delivery) ou retirada pelo cliente, mas sem consumo no local; lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais; e atividades de segurança pública e privada.
Não podem funcionar neste período: comércio de rua e shoppings; bares e restaurantes (com consumo presencial); salões de beleza, cabeleireiros e similares; academias e centros esportivos; escolas e faculdades, com exceção dos cursos superiores da área de saúde; parques e espaços públicos; eventos públicos mesmo que a céu aberto.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Fala tanto de fase vermelha e os ônibus continuam lotados, gostaria de saber quando os ônibus vão para fase vermelha também?
Com tudo isso e o Poupatempo Shopping Campinas continua aberto e lotado normal como todos dias.