Diário no Sul

Ratinho Júnior restringe circulação das 20h às 05h a partir de sábado  (27) no Paraná por causa do avanço da covid-19

Governador Ratinho Júnior em entrevista coletiva

Medida engloba os 399 municípios. Governador Ratinho Jr disse que Saúde pública pode colapsar

ADAMO BAZANI

O governador do Paraná, Ratinho Júnior, anunciou na manhã desta sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021, medidas mais rígidas contra a covid-19 em todas as 399 cidades do Estado a partir de sábado (27).

Será proibida a circulação de pessoas das 20h às 05h até o dia 08 de março de 2021

“Estamos em descontrole da transmissão da covid-19 no Estado do Paraná. São necessárias medidas urgentes porque a saúde pública pode colapsar. As medidas tomadas agora só vão ser sentidas a partir de uma semana ou 15 dias, mas temos de começar” – disse em entrevista coletiva na sede do governo.

Nesta faixa de horária, as atividades não essenciais serão suspensas.

Supermercados, farmácias e panificadoras podem funcionar.

Delivery, Drive-thru e Take away (pegar o produto, mas sem consumo no local) também estão autorizados.

O decreto de Ratinho Jr determina às empresas a fazer a adequação do expediente dos trabalhadores aos horários de proibição provisória de circulação.

Ficam suspensas as aulas presenciais em escolas estaduais públicas e privadas, inclusive nas entidades conveniadas com o Estado do Paraná, cursos técnicos e em universidades públicas e privadas. Assim, a volta às aulas prevista para o dia 01º de março fica suspensa, podendo ocorrer no dia 08 de março, mas só depois de uma análise.

Pela determinação, fica proibida a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no período das 20h às 05h.

As cirurgias eletivas, ou seja, as que não são de urgência e emergência, serão suspensas por 30 dias para que hajas mais vagas nos hospitais.

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta