Diário no Sul

Guarapuava (PR) reduz horários do transporte coletivo e cancela operação aos domingos

Também está suspensa a gratuidade de idosos com idade entre 60 até 65 anos. Foto: Divulgação / Prefeitura.

Ônibus vão circular de segunda a sábado nos horários das 7h às 21h

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Guarapuava, no Paraná, vai reduzir os horários de operação do transporte coletivo e cancelar a circulação dos ônibus aos domingos. A medida entra em vigor a partir deste sábado, 27 de fevereiro de 2021.

Com a mudança, o transporte coletivo somente poderá circular de segunda a sábado nos horários das 7h às 21h . Fica proibida a circulação do transporte coletivo aos domingos, assim como está suspensa a gratuidade de idosos com idade entre 60 até 65 anos.

Em nota, a Prefeitura ressaltou que cabe à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes regulamentar o número de veículos do transporte coletivo, mediante demanda.

Também foi definida a ampliação na restrição de circulação das pessoas, que passa a ser entre 20h e 5h, exceto a pessoas e veículos em razão de serviços e atividades essenciais.

As medidas foram publicadas por meio de decreto e ficam em vigor até 08 de março, com possibilidade de serem prorrogadas. O objetivo é o enfrentamento à pandemia de covid-19.

Confira as principais medidas do decreto:

– A partir da meia-noite deste sábado (27) às 5h do dia 08 de março, estão suspensos o funcionamento dos serviços e atividades não essenciais. Também está proibida a circulação em espaços e vias públicas das 20h às 5h. Fica proibida a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no período das 20h às 5h;

– Também estão suspensas as aulas presenciais em escolas do município, incluindo entidades conveniadas, cursos técnicos e em universidades públicas e privadas. Os expedientes dos trabalhadores aos horários de proibição, devem ser negociados entre as partes;

– Atividades religiosas serão permitidas somente com atendimento individual ou culto online;

– Órgãos públicos devem dar expediente em regime de teletrabalho. Estão permitidos delivery, drive-thru e retirada;

– Todas as cirurgias eletivas estão suspensas por 30 dias para as unidades públicas e privadas.

Confira o decreto, na íntegra:

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta