CHUVAS DE VERÃO: Aplicativos auxiliam passageiros e motoristas que precisam sair de casa

Quicko APP auxilia a traçar rotas de ônibus, metrô, bicicletas compartilhadas e transporte individual. Foto: Divulgação.

Ferramentas exibem previsão do tempo, roteirizam caminhos mais rápidos para fugir de congestionamentos, entre outras funcionalidades

JESSICA MARQUES

As chuvas de verão costumam causar transtornos aos motoristas e passageiros que utilizam o transporte coletivo. Neste período do ano, pontos de alagamento interferem na operação de linhas de ônibus e no trânsito das cidades.

Os primeiros meses do ano tradicionalmente são marcados pelas fortes tempestades de verão em quase todas as cidades brasileiras. De acordo com o Instituto de Pesquisas Internacionais para o Clima e Sociedade, o primeiro trimestre de 2021 deverá ter chuvas acima da média na região Sudeste, influenciado pelo efeito La Niña.

Assim, aplicativos auxiliam passageiros e motoristas que precisam sair de casa neste período.

Confira as principais ferramentas:

QUICKO APP

O Quicko App é um roteirizador intermodal que ajuda os usuários a traçarem rotas mais eficientes, convenientes e econômicas combinando diferentes modais, como ônibus, metrô, bicicletas compartilhadas e transporte individual. Além dos melhores caminhos, o aplicativo permite acessar as notificações em tempo real sobre a situação do transporte público, localizar estações e quantidade de bikes disponíveis, reportar ocorrências no trajeto e nos veículos, recarregar o saldo do Bilhete Único e ainda obter benefícios exclusivos. O aplicativo está disponível para iOS e Android.

CLIMATEMPO

O aplicativo do Climatempo, mostra como estará o tempo durante o dia. A ferramenta está disponível para Android e iOS, e mostra as condições atuais e previsões do clima para o dia inteiro, pois exibe as oscilações de temperaturas e a possibilidade de chuvas, com a opção de filtrar as informações por bairro e cidade.

SOS CHUVAS

Disponível para Android e iOS, o SOS Chuvas é um aplicativo desenvolvido pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)/CNTEC que avisa se vai chover utilizando a localização exata do usuário. O aplicativo consegue antecipar a meteorologia com antecedência entre 30 minutos e 6 horas.

SP+SEGURA

SP+Segura é um aplicativo com informações colaborativas dos usuários que facilita reportar e localizar ocorrências na cidade, como pontos de alagamentos, falta de luz, queda de árvore, entre outras. Criado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana da Prefeitura Municipal de São Paulo, o aplicativo está disponível para Android e iOS.

RENTBRELLA

O Rentbrella é o aplicativo ideal para as pessoas que sempre esquecem de levar um guarda-chuva na bolsa. Disponível para Android e iOS, com ele os usuários podem localizar as máquinas de guarda-chuva compartilhado mais próximas, retirar um acessório de forma gratuita pelas primeiras 24 horas e depois devolvê-lo em qualquer um dos pontos espalhados pela cidade, entre estações de metrô, centros e prédios comerciais.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta