Bremen, na Alemanha, encomenda cinco ônibus elétricos eCitaro da Mercedes-Benz

Veículos serão entregues no início de 2022 para a tradicional operadora BSAG

ALEXANDRE PELEGI

Bremen, cidade da Alemanha com cerca de 580 mil habitantes, encomendou cinco ônibus elétricos eCitaro da Mercedes-Benz.

Os veículos devem ser entregues no início de 2022, e foram adquiridos pela operadora BSAG, empresa fundada em 1876. O contrato de compra foi assinado na segunda quinzena de dezembro de 2020.

Os ônibus de três portas trazem inovadoras baterias de estado sólido, que combinam alta densidade de energia com longa vida útil. São ao todo sete baterias por ônibus, com capacidade total de 441 kWh que garantem ampla autonomia.

Na venda dos elétricos, a Mercedes-Benz garante ainda toda a infraestrutura do veículo – o pedido inclui sistemas de carregamento fixos com potência de 150 kW e três carregadores móveis de 40 kW com serviço pós-venda incluído.

A BSAG atua com transporte elétrico desde 1910, quando introduziu o primeiro trólebus em operação. Hoje a empresa pensa em reintroduzir esse tipo de ônibus na frota local, uma  vez que em 1961 a última linha de trólebus foi interrompida da cidade.

A BSAG transporta cerca de 300 mil pessoas por dia com quase 120 bondes elétricos e cerca de 220 ônibus. A meta da operadora é chegar a 2025 com 50% do transporte coletivo livre de emissões.

A rede de ônibus possui mais de 40 linhas e tem 505,4 quilômetros, com cerca da metade dos veículos urbanos da frota adquiridos da Mercedes-Benz.

Os cinco ônibus elétricos comprados pela BSAG possuem elevador de acesso na primeira porta, com lugares destinados para cadeiras de rodas ou carrinhos de crianças.

Os assentos de passageiros têm estofamento e apoio, com revestimento das paredes laterais com feltro, o que traz um ambiente agradável à cabina.

O assistente de conversão “Sideguard Assist” auxilia o motorista do ônibus na proteção a pedestres e ciclistas ao virar à direita. Ao mesmo tempo, ajuda a realizar suas tarefas com o veículo.

O banco do motorista no eCitaro é climatizado e aquecido, com um suporte lombar ajustável eletricamente. O espelho interior também é ajustável eletricamente com um botão.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta