Acciona vai fornecer 5 mil MWh de energia 100% renovável para o transporte público do Porto

Ônibus elétrico no Porto

Energia com fontes como eólica e solar vai abastecer instalações da empresa, seus sistemas de gestão de frota e o consumo específico de veículos elétricos da STCP. No Brasil, grupo atua em empreendimentos como a linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo

ADAMO BAZANI

A Acciona Energía, SA, anunciou que fechou um contrato de fornecimento de 5.000 megawatt hora (MWh) em energia elétrica para a STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto em Portugal.

A energia virá de fontes 100% renováveis, como eólica e solar.

O objetivo é abastecer instalações da empresa, sistemas de gestão de frota e o consumo específico de veículos elétricos que operam no transporte coletivo, incluindo sistemas de trilhos e ônibus elétricos.

Segundo comunicado da empresa, o fornecimento vai permitir que deixem de ser emitidas por ano 1.046 toneladas de CO2 para a atmosfera na área onde a STCP opera.

O contato vai seguir a plataforma EEGO (Entidad Emisora ​​de Garantías de Origen) da] REN (Rede Eletrica Nacional).

Com este contrato, a Acciona passa a ser o primeiro fornecedor em Portugal a certificar na EEGO toda a energia fornecida aos clientes com garantias de origem 100% renovável.

O grupo gigante espanhol, que entre outros empreendimentos no Brasil assumiu a implantação e a operação da linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo (Vila Brasilândia / São Joaquim), já possui em Portugal mais de  50 clientes abastecidos pela Acciona com energias 100% renováveis ​.

A Acciona apenas comercializa energia 100% limpa .

O diretor da divisão de energia da Acciona em Portugal, Alexandre Kisslinger, informou em nota, que “a eletrificação dos transportes públicos movidos a energia renovável é uma das maneiras mais rápidas e eficazes de tornar as nossas cidades e economias verdes”.

“É por isso que este é um acordo estratégico para a Acciona, por estarmos cientes da relevância de uma empresa como a STCP, qual a sua visão para o futuro dos transportes públicos no Grande Porto, bem como o papel desenvolvido na sensibilização das populações quanto à importância das energias renováveis para a nossa economia e sociedade”, completou.

A ACCIONA Energía se apresenta como “o maior operador energético global que trabalha exclusivamente no setor de energias renováveis, com presença destacada em mais de 20 países nos cinco continentes. Apresenta atividade relevante em cinco tecnologias: eólica, solar fotovoltaica, termossolar, hidráulica e biomassa”

A empresa diz ainda que opera aproximadamente nove  mil megawatts (MW) de potência em propriedade que geram, anualmente, 21 terawatts/hora (TWh) de eletricidade livre de emissões, equivalentes ao consumo de mais de seus milhões de residências.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta