Corredor viário da primeira etapa do BRT de Salvador é entregue na manhã desta quarta-feira (30)

Foto: prefeitura de Salvador

A via contempla duas faixas de asfalto e uma de concreto, além de três elevados ao longo de 2,79 quilômetros de extensão

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Salvador fez a entrega oficial na manhã desta quarta-feira, 30 de dezembro de 2020, do corredor viário do BRT na Avenida ACM com dois sentidos de tráfego e três elevados.

O trecho inaugurado fica entre o Shopping da Bahia e o Parque da Cidade Joventino Silva.

Na região do Shopping da Bahia é possível acessar o corredor pela via expressa no sentido Shopping da Bahia-Parque da Cidade.

Com duas faixas de asfalto e uma de concreto, a via contempla ainda três elevados ao longo de seus 2,79 quilômetros de extensão. Nesse trecho há também uma via marginal constituída por três faixas de asfalto, duas paradas de ônibus em concreto, um acesso para a via expressa e dois retornos, sendo um deles com parada para ônibus.

Já no sentido contrário, Avenida Juracy Magalhães-Avenida ACM, o acesso está localizado na altura do Centro Médico Salvador. Esse trecho contempla duas faixas de asfalto e uma de concreto, com dois elevados, além de via marginal com três faixas de asfalto, quatro paradas de ônibus, e dois retornos, um deles com parada para ônibus. Esse trecho de sentido contrário compreende uma extensão de 2,84 quilômetros.

Duas passarelas foram implantadas em regiões de grande fluxo de pedestres.

Uma fica na altura do Shopping da Bahia e a outra na região do Hospital Teresa de Lisieux.

A primeira tem 300 metros de extensão e a da altura do hospital tem 250 metros.

Ao longo do corredor viário, as obras de urbanismo e paisagismo do entorno estão em execução avançada e terão continuidade pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis).

O prefeito ACM Neto, o vice-prefeito Bruno Reis e o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, participaram da solenidade de entrega da via.

Em entrevista à imprensa local, o secretário de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, disse que o ideal é que os ônibus do BRT comecem a trafegar nos corredores viários da avenida ACM Neto em abril de 2021.

As estações, ainda segundo o Semob, devem ficar prontas até março. No entanto, falta decidir ainda qual empresa prestará o serviço, uma vez que a CSN explora o transporte na região, mas no momento está sob intervenção da Prefeitura.

A segunda e terceira etapa do BRT já foram iniciadas e completam o sistema BRT de Salvador.

Trata-se do trecho 2, com extensão de 6,9 km (Lapa/Cidade Jardim – do Hospital Aliança até a Estação da Lapa, passando pela Av.Vasco da Gama) e do trecho 3, extensão de 1,8 km (Parque da Cidade Pituba-Itaigara – Posto dos Namorados).

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta