Greve do transporte em Nova Friburgo é suspensa após negociação

Ônibus da Nova Faol. Foto: Ryan Rosa / Ônibus Brasil

Prefeitura garantirá 13º dos funcionários da Faol por recomendação do MP do Trabalho

ALEXANDRE PELEGI

A greve dos motoristas da Nova Faol, empresa do transporte público de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, foi suspensa no final da tarde dessa terça-feira, 22 de dezembro de 2020, após negociações mediadas pelo Ministério Público do Trabalho.

Com o acordo, os ônibus voltaram a circular nesta quarta-feira (23).

O motivo da paralisação, iniciada na segunda-feira (21) foi o atraso no pagamento do 13º salário da categoria, que deveria ter sido realizado na sexta-feira (18).

A Faol, por sua vez, afirma que o pagamento não foi realizado por falta de condições financeiras, uma vez que não recebe o repasse da prefeitura de um subsídio mensal de R$ 400 mil desde março deste ano.

Na reunião desta terça-feira, participaram o prefeito Renato Bravo, representantes da Faol e do Ministério Público do Trabalho, além de trabalhadores.

Ao final, por decisão do MP, ficou resolvido o impasse.

O procurador do Trabalho Fernando Pinaud de Oliveira Junior determinou à prefeitura que fizesse os repasses para a Faol necessários ao pagamento do 13º dos trabalhadores, assim como “a retenção de valores em faturas pendentes de recebimento por parte da empresa”.

Por parte da prefeitura, ficou condicionado à Faol a obrigatoriedade legal de quitar o 13º salário e demais benefícios trabalhistas dos 450 funcionários da concessionária de transporte.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta