Diário no Sul

Ônibus e Lotação em Porto Alegre têm novas alterações a partir de segunda-feira (21)

Foto: Alex Rocha / PM de POA

Uma nova linha de lotação e outras quatro com alteração de itinerário estão entre as mudanças anunciadas pela prefeitura da capital gaúcha

ALEXANDRE PELEGI

Porto Alegre terá novas alterações nos ônibus e nas lotações a partir desta segunda-feira, 21 de dezembro de 2020.

De acordo com comunicado da prefeitura da capital do Rio Grande do Sul, dentre as mudanças anunciadas está a criação de uma nova linha de lotação.

Além desta, a prefeitura anuncia ainda alterações de itinerário em outras quatro linhas de lotação.

O transporte coletivo também terá alterações de itinerários.

Três linhas de ônibus sofrerão mudanças, a saber: 429 Protásio/ Iguatemi/ Vila Ingá, Protásio/ Iguatemi/ Cananeia e Protásio/ Iguatemi/ Dez de Maio. Além disso, houve a adequação da tabela horária da 165 Cohab nesse sábado (19).

VEJA OS DETALHES

Ônibus a partir de sábado, 19:

Linha 165 Cohab – Será feita uma adequação da tabela horária de sábado para ajustar os tempos de viagens. Intervalo médio entre viagens de 25 minutos, com primeiro horário saindo do bairro às 6h30 e último horário saindo do Centro às 22h10. Oferta de 70 viagens aos sábados, sendo 35 no sentido bairro ao Centro e 35 no sentido Centro ao bairro.

Ônibus a partir de segunda-feira, 21:

Linhas 429 Protásio/ Iguatemi/ Vila Ingá; Protásio/ Iguatemi/ Cananeia e Protásio/ Iguatemi/ Dez de Maio – O conjunto de linhas passará a circular pela rua Edmundo Figueira da Silva no sentido bairro ao Centro. Os clientes com embarque na parada localizada na rua D deverão utilizar os novos pontos de paradas que serão instalados na avenida Vitória e rua Deputado Hugo Mardini.

Lotação, a partir de segunda-feira, 21:

Nova Linha 10.31 Cristal Vila Maria – Sairá do terminal na R. da Fé, nº 200, mas com itinerário reduzido dentro do bairro, permitindo um deslocamento rápido ao centro de Porto Alegre. Intervalo médio entre viagens no pico e entre pico da linha 10.31 Cristal Vila Maria de 16 minutos em dias úteis e 30 minutos aos sábados. Intervalo médio entre viagens no pico e entre pico do conjunto de linhas Cristal Vila Maria e Otto de oito minutos em dias úteis e 15 aos sábados.

Linha 10.3 Cristal Otto Niemeyer – Terá seu terminal alterado para a rua da Fé, nº 200, ampliando o atendimento dentro do bairro. Os clientes com embarque no antigo terminal da linha 10.3 Cristal Otto Niemeyer deverão se deslocar até a esquina com a rua Cel Massot com a rua Silvio Silveira Soares para fazer o uso da linha 10.31 Cristal Vila Maria. Os usuários com embarque a partir da rua Silvio Silveira Soares esquina com a avenida Otto Niemeyer até a rua Cel. Massot, esquina com a rua Cel Claudino, serão atendidos pela nova linha 10.31 Cristal Vila Maria. Nesse caso o sentido de embarque passará ser o oposto do praticado atualmente. Os clientes com embarque na avenida Otto Niemeyer entre a Travessa Escobar e Silvio Silveira Soares poderão se deslocar para a avenida Otto Nyemeyer esquina com a Travessa Escobar para uso da linha 10.3 Cristal Otto Niemeyer ou ainda se deslocar para a esquina com a rua Silvio Silveira Soares para uso da linha 10.31 Cristal Vila Maria com deslocamento rápido ao Centro. Intervalo médio entre viagens no pico e entre pico da linha 10.3 Cristal Otto Niemeyer de 16 minutos em dias úteis e 30 minutos aos sábados.

Linha 50.11 Auxiliadora Anita Gasômetro – A linha terá seu terminal alterado da Praça Otávio Rocha para a rua Caldas Júnior esquina com a rua 7 de Setembro. Com a mudança, será ampliado o atendimento na região central, percorrendo ruas como 7 de Setembro, Riachuelo, Duque de Caxias, Professor Annes Dias e atendimento ao Gasômetro. O terminal da Praça Otávio Rocha permanece atendido pela linha 50.1 Auxiliadora Padre Chagas Anita.

Linha 50.2 IAPI Auxiliadora – Alteração do itinerário no sentido Centro-bairro. A linha passa a atender os clientes com destino ao Hospital Conceição e arredores. Nova opção de deslocamento pelo transporte seletivo do Centro de Porto Alegre ao Hospital Conceição pelo eixo da avenida Independência, avenida Goethe e avenida Plinio Brasil Milano.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta