Rio Branco (AC) tem paralisação de ônibus nesta quinta (10)

Trabalhadores cruzaram os braços ainda pela manhã. Foto: Fabrício Zulato/Ônibus Brasil.

Motoristas cobram pagamento de salários atrasados

JESSICA MARQUES

Os motoristas de ônibus de Rio Branco, no Acre, realizaram uma paralisação no Terminal Urbano nesta quinta-feira, 10 de dezembro de 2020. Por conta do ato, a operação foi realizada com apenas 30% da frota.

A categoria cruzou os braços ainda no período da manhã. De acordo com o presidente do Sinttpac (Sindicato dos Transportes do Acre), Francisco Leite Marino, o protesto é contra três meses de atrasos no pagamento dos salários.

“Hoje temos grande preocupação de chegar o final do ano e não ter recebido nem o pagamento e nem o décimo terceiro, além de férias vencidas. Estamos nessa grande batalha para dar condições melhores para os trabalhadores. Buscamos chamar atenção dos empresários para olhar com carinho para esses trabalhadores e também do poder público. Aqui muitos pais de família estão trabalhando sem expectativa nenhuma de receber”, afirmou o sindicalista ao portal G1, por meio da Rede Amazônica Acre.

A categoria também reivindica que a Câmara de Rio Branco aprove o projeto da Prefeitura, por meio da RBTrans (Superintendência de Transportes e Trânsito de Rio Branco), que oferece um aporte de R$ 2,5 milhões para as empresas de ônibus.

Segundo a RBTrans, com o montante, as viações poderiam cobrir os prejuízos causados pela pandemia de Covid-19 e honrar os compromissos financeiros com os trabalhadores.

A ideia da medida é que o valor seja remanejado do subsídio dos estudantes, que custa R$ 6 milhões ao ano, uma vez que as aulas estão suspensas por conta da pandemia.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta