Bus Noel: Ônibus histórico é enfeitado para espalhar espírito natalino por Santo André

Ciferal Padron Rio com chassi Mercedes-Benz OF 1620 está com luzes de LED e decoração de Natal. Foto: Divulgação ao Diário do Transporte.

Primeira viagem será nesta quinta (10), mas veículo não poderá transportar passageiros para evitar aglomerações, por conta da pandemia de Covid-19

JESSICA MARQUES

Um ônibus histórico com enfeites natalinos e luzes de LED vai circular pelas ruas de Santo André, no ABC Paulista, transportando o espírito do Natal.

Como é tradição na cidade há 18 anos, o então motorista de ônibus e agora vereador Edilson de Oliveira Santos, conhecido como Fumassa, vai se vestir de Papai Noel para alegrar crianças e adultos.

O chamado Bus Noel, desta vez, será um Ciferal Padron Rio com chassi Mercedes-Benz OF 1620, ano 1994. O veículo já está com luzes de LED e decoração de Natal.

A primeira viagem será nesta quinta-feira, 10 de dezembro de 2020. O ônibus vai percorrer o trajeto da linha municipal I-06, que vai do Jardim Bom Pastor até a Estação de Utinga, passando pelo centro da cidade.

Entretanto, devido à pandemia de Covid-19, excepcionalmente neste ano, o Bus Noel não poderá transportar passageiros nem distribuir os tradicionais saquinhos de doces.

Ainda assim, a população poderá conferir o ônibus passando pelas ruas da cidade, com o Fumassa vestido de Papai Noel.

A programação completa de itinerário que o ônibus natalino fará será divulgada a partir desta quinta (10) na página do Facebook criada para o Bus Noel: https://www.facebook.com/busnoel/

TRANSPORTANDO ALEGRIA E HISTÓRIA

O Bus Noel deste ano será o mesmo utilizado em 2018, um Ciferal Padron Rio, com chassi Mercedes-Benz, fabricado em 1994.

Relembre: Bus Noel espalha alegria natalina por Santo André

Antes de 2018, o ônibus estava sem utilização na Viação Vaz, no bairro Bom Pastor, em Santo André. No local, funcionava a garagem da antiga Viação Padroeira.

Em 2010, o mesmo veículo operou linhas de ônibus municipais no Rio de Janeiro, pela Viação Redentor.

Seis anos depois, o ônibus circulou em Gramado, no Rio Grande do Sul, pela empresa Veneza Tur.

O modelo Padron Rio foi lançado em 1991 juntamente com a carroceria GLS, também da Ciferal. Havia diferenças estéticas claras entre os dois modelos.

O Ciferal Padron Rio tinha linhas mais retas e o GLS, um ar mais moderno, criado para ser mais completo que o básico Ciferal Padron Rio.

O Ciferal Padron Rio era usado em categorias de ônibus leves e médios. Apesar de poder ser encarroçado sobre qualquer tipo de chassi, com motores dianteiro, central ou traseiro, foram os motores na frente que predominaram na cidade de São Paulo.

O Padron Rio foi produzido até 1994. O GLS continuou ainda um pouco mais e depois veio o Padron Cidade. Quem conheceu de perto o modelo, tem a chance de reviver momentos durante os passeios do Bus Noel, de Santo André.

Para aqueles que não entraram em um Ciferal Rio ainda, sempre há uma primeira vez quando o assunto é conhecimento histórico na área de transportes.

Confira as fotos do Ciferal “vestido” de Bus Noel para o Natal deste ano:

VILA DE LUZ DRIVE-THRU

Além disso, a cidade está com outra atração natalina. A Prefeitura de Santo André inaugurou nesta terça-feira (08) a Vila de Luz.

Em formato drive-thru, para evitar aglomerações e respeitar o distanciamento social, a atração foi montada na avenida Professor Valdemar Mattei, próximo à entrada do Parque Central.

Foram instalados túneis iluminados e decorados, que podem ser contemplados em trajeto, sem precisar sair do carro. O passeio pode ser realizado todas as noites até o dia 06 de janeiro, das 18h40 às 5h, segundo a Prefeitura.

A iniciativa faz parte de uma programação especial idealizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Santo André, presidido voluntariamente pela primeira-dama, Ana Carolina Barreto Serra, em parceria com a Prefeitura.

“Foram colocadas cerca de 450 mil lâmpadas ao longo da via, com túneis nos dois sentidos, além de um urso iluminado, símbolo do Fundo Social, com três metros de altura”, detalhou a administração municipal.

Além disso, para tornar o clima natalino ainda mais especial, o público poderá sintonizar pelo rádio do carro, na frequência 91.7 FM, 24 horas, uma programação musical. Serão quatro músicas gravadas pela Ossa (Orquestra Sinfônica de Santo André) e duas peças do Coro de Santo André.

Entre as canções escolhidas estão “Jingle Bells”, “Have Yourself a Merry Little Christmas” e “Santa Claus is Coming into Town”, na voz de Natália Serrano, e “Véspera de Natal”, na voz de Fernando Laria, com a Ossa.

TRENÓ E CARRETA DO PAPAI NOEL

O “bom velhinho” também vai marcar presença na Vila de Luz de Santo André. O Papai Noel estará na avenida Professor Valdemar Mattei com seu trenó nos dias 12, 13, 19, 20 e 23 de dezembro, das 20h às 23h, e nos dias 16, 18 e 22, das 20h às 22h.

O trenó conta com o patrocínio do Shopping ABC e respeitará todos os protocolos de distanciamento social, conforme informado pela Prefeitura.

O Natal deste ano contará também com a Carreta do Papai Noel, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de Santo André que, a partir desta quinta-feira (10), percorrerá todas as regiões da cidade, até o dia 24 de dezembro. O trajeto estará disponível no site da Prefeitura.

OUTRAS ATRAÇÕES

Santo André instalou, ainda, duas árvores de Natal com 30 metros de altura, uma na Praça 14 Bis, na Vila América, e outra na Praça Aníbal Guedes, na Vila Curuçá. O prédio da Prefeitura, no Paço Municipal, também ganhou iluminação especial.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. O Fumassa é vereador da cidade….

Deixe uma resposta