Detran/ES lança serviço automatizado de registro de veículos novos

Proprietário poderá realizar o registro do veículo por meio do despachante ou, ainda, agendar o atendimento em uma unidade do Detran. Foto: Divulgação.

Estado é o primeiro do Brasil a disponibilizar ferramenta ‘Registra Fácil’

JESSICA MARQUES

O Detran/ES (Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo) lançou nesta semana o serviço “Registra fácil”, que automatiza todos os processos de registro de veículos novos.

O estado é o primeiro do Brasil a oferecer esse serviço. O objetivo é tornar o processo de registro do veículo mais seguro e instantâneo no Estado.

De acordo com o departamento, com o “Registra fácil”, todos os procedimentos de primeiro emplacamento no Estado serão feitos de forma automatizada, sem a necessidade de interferência humana, utilizando apenas a Nota Fiscal do veículo emitida pelo revendedor. Todo o sistema foi desenvolvido pelo Prodest (Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo).

O registro de veículos novos representa cerca de 16% dos serviços de transferência realizados pelo órgão, totalizando uma média de 6.200 processos mensais. Cada procedimento desde a abertura do processo, auditoria dos documentos e a liberação do código para emplacamento levava em torno de 48 horas, tempo que será reduzido para segundos, proporcionando que o proprietário saia da concessionária com o seu veículo emplacado no mesmo dia.

COMO FUNCIONA

Confira abaixo os detalhes de como funciona o novo serviço:

O sistema vai funcionar sem a necessidade de apresentar documentos de identificação, comprovante de endereço e requerimento. Ao adquirir o veículo zero quilômetro na montadora, concessionária ou revendedora, o novo proprietário poderá realizar o registro do veículo por meio do despachante ou, ainda, agendar o atendimento em uma unidade do Detran/ES pelo site www.agendamento.es.gov.br.

Será necessário apresentar apenas a Nota Fiscal emitida pela concessionária ou revenda. O sistema irá preencher automaticamente os dados do veículo como chassi, marca, modelo, cor e motor informados e conferir de forma automatizada e em segundos com os dados na base da Secretaria da Fazenda e na Base de índice Nacional, o banco de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

O interessado emitirá o DUA (Documento Único de Arrecadação) da taxa do serviço e receberá um SMS com o número do processo e a placa do veículo para estampagem por uma estampadora de placas credenciada ao Detran|ES, que poderá fazer a instalação na própria concessionária. Todas as empresas estão listadas aqui.

Além disso, todo o processo pode ser acompanhado no site do Detran|ES na área de Consulta de Veículos.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta