Eixo Monumental, no Distrito Federal, ganha faixa exclusiva para ônibus

Coletivos vão circular em pista prioritária, na direita, 24h por dia, todos os dias. Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília.

Táxis, vans e veículos escolares também poderão utilizar a faixa

JESSICA MARQUES

O Eixo Monumental, no Distrito Federal, ganhou uma faixa exclusiva para ônibus, vans e veículos escolares nesta quarta-feira, 02 de dezembro de 2020. A novidade está localizada nas vias S1 e N1.

A pista exclusiva funcionará todos os dias, 24 horas, de acordo com informações da Semob (Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal).

A faixa exclusiva para os ônibus é a da direita, no sentido do fluxo. Os táxis e veículos escolares, devidamente identificados, podem utilizar a faixa exclusiva. As faixas à esquerda, nos dois sentidos, destinam-se aos demais veículos.

Segundo a Semob, a conversão à direita para os retornos é permitida apenas na distância necessária para desaceleração ou aceleração sinalizada horizontalmente.

FISCALIZAÇÃO

O Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) promoverá a instalação de equipamentos eletrônicos de fiscalização ao longo da via para monitorar o uso indevido da faixa exclusiva, aplicando aos infratores as sanções legais pertinentes.

Inicialmente, haverá um processo de adaptação para os veículos e o órgão iniciará a autuação pela irregularidade de transitar na faixa exclusiva dentro de 30 dias.

PROJETO

O objetivo, conforme informado por meio de nota, é dar mais rapidez aos ônibus que enfrentam problemas de redução de velocidade, principalmente em horários de pico. No trecho em frente ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, na via S1, e na altura do Teatro Nacional, na Via N1, os ônibus realizam mais de 2 mil viagens diárias, transportando uma média de 160 mil passageiros por dia.

A medida foi projetada pela Semob em parceria com o Detran-DF e com o DER-DF (Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal).

O Distrito Federal conta com 135,2 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus, que funcionam na EPTG, EPNB, W3 Sul e Norte e Setor Policial, conforme informado pela Semob, em nota.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta