Empresa de ônibus de Petrópolis (RJ) lança campanha de doação de sangue com isenção de uma passagem

Passagem gratuita é válida apenas nesta quarta-feira. Foto: Divulgação.

Ação é fruto de parceria da Cidade Real com o Banco de Sangue Santa Teresa

JESSICA MARQUES

A empresa de ônibus Cidade Real, que opera em Petrópolis, no Rio de Janeiro, lançou uma campanha de doação de sangue com isenção de uma passagem no transporte coletivo.

Como forma de incentivo, nesta quarta-feira, 25 de novembro de 2020, os voluntários que fizerem a doação ficarão isentos do pagamento de uma tarifa, nos ônibus da Cidade Real.

A ação é fruto de uma parceria com o Banco de Sangue Santa Teresa, para o Dia Nacional do Doador de Sangue. De acordo com a empresa, o objetivo é de sensibilizar a população sobre a importância em salvar vidas.

A campanha intitulada “A doação de sangue é uma passagem para a vida” acontece pela primeira vez em Petrópolis. Segundo Miguel Ângelo Vianna, gestor da empresa, a iniciativa tem um papel fundamental e essencial na sociedade.

“Mesmo em um período de grave crise para qualquer empresa, pensamos no nosso papel social, onde ajudar o próximo ainda é a melhor alternativa. Tendo em vista que uma doação pode salvar até quatro vidas, decidimos nos unir à causa, apoiando no que fosse possível”, disse, em nota.

A campanha, assim como a passagem gratuita não integrada, é válida apenas nesta quarta-feira. Durante todo o dia, motoristas de ônibus estarão utilizando a camisa alusiva à iniciativa. Após a doação no Banco de Sangue, basta o voluntário se dirigir ao balcão, onde ganha uma passagem de ônibus.

O Banco de Sangue Santa Teresa funciona todos os dias, inclusive aos feriados, das 7h às 18h, e está localizado na Rua Doutor Paulo Hervé, 1.130 – Bingen. Os doadores ainda podem utilizar gratuitamente o estacionamento conveniado, no Badia Shopping, que fica ao lado, no número 1.375.

Para doar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, em bom estado de conservação. Além disso, o doador precisa ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos. Menores de idade precisam de autorização e presença dos pais durante o procedimento. Para informações, basta entrar em contato com o Banco de Sangue pelos telefones (24) 99269-4355 ou (24) 2245-2324.

Recomendações para doação

– Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum;

– Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

– Pesar no mínimo 50kg;

– Estar em boas condições de saúde;

– Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

– Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópio, aguardar seis meses;

– Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;

– Não ter tido sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;

– Não ter diabetes em uso de medicações.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta