Distrito Federal concede CNH gratuita para pessoas de baixa renda

Programa de Habilitação Social do Governo do DF atende todas as categorias, inclusive para dirigir ônibus. Foto: Divulgação / Paulo H Carvalho.

Decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha permite gratuidade para cerca de 3 mil documentos por ano

JESSICA MARQUES

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou, nesta terça-feira, 10 de novembro de 2020, um decreto que permite que cerca de 3 mil pessoas de baixa renda tirem a CNH (Carteira de Habilitação Nacional) gratuitamente, todos os anos.

Em nota, o governo informou que serão investidos até R$ 10 milhões para que cidadãos façam o curso, treinamento e emissão do documento. Segundo o Detran, as inscrições para o Programa Habilitação Social devem começar em 30 dias.

O Programa de Habilitação Social do Governo do Distrito Federal atende todas as categorias, incluindo motos (A), automóveis leves (B), caminhões (C) e ônibus e micro-ônibus (D), além de renovação e troca pela carteira definitiva. As inscrições serão feitas pelo site do Detran-DF, por meio do Portal de Serviços do órgão.

Ainda segundo o governo, 10% das vagas serão destinadas para pessoas com deficiência e 40% aos beneficiários de programas sociais selecionados pela Sedes e Sejus, sendo classificados conforme critérios estabelecidos por cada pasta. As demais oportunidades serão dadas ao projeto Estudantes Habilitado. Os interessados devem estar inscritos no CadÚnico (Cadastro Único).

Por sua vez, a coordenação, gerenciamento e operacionalização do programa ficará a cargo do Detran, que também editará normas complementares para execução do projeto, assim como adequações dos sistemas informativos.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Evaldo de Sousa chavier disse:

    Massa de +!!! Graças a Deus que existiu um governo que me impressionou com essa ação de modo tomando totalmente essa atitude citada e tomada aqui como exemplo CNH gratuitamente para as pessoas de baixa renda como eu!!!

  2. Letícia veras da Silva disse:

    Como faço para participar

Deixe uma resposta