Greve de ônibus em Presidente Prudente (SP) é suspensa

Veículos já saíram da garagem. Foto: Divulgação.

Linhas operam com mesmos horários de antes da paralisação, segundo a Prefeitura

JESSICA MARQUES

A greve de ônibus de Presidente Prudente, no interior paulista, foi suspensa nesta sexta-feira, 30 de outubro de 2020. A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que os veículos já saíram da garagem.

Os funcionários da empresa concessionária Prudente Urbano decidiram acatar uma decisão da Justiça do Trabalho e colocar os ônibus em circulação. O sindicato suspendeu a paralisação também com o objetivo de aguardar a audiência de conciliação agendada para terça-feira (03).

Ainda segundo a administração municipal, inicialmente, os itinerários seguem da forma como estavam até a paralisação.

A Secretaria de Mobilidade, porém, informou que vai indicar novas linhas e horários nos itinerários a partir da próxima semana.

Para tentar minimizar os impactos da greve, a prefeitura havia autorizado que vans, táxis e aplicativos façam embarque e desembarque nos pontos de ônibus. Com a retomada da operação, a autorização está cancelada.

“A Prefeitura reforça que com a suspensão da greve, fica revogado o decreto que permitia que motoristas de transportes por aplicativos, taxistas, mototaxistas e até mesmo condutores de vans escolares fizessem paradas nos pontos de ônibus para embarque e desembarque de passageiros”, informou a Prefeitura, também em nota.

A greve teve início nesta quinta-feira (29). Os trabalhadores paralisaram as atividades devido a um atraso no pagamento do vale-alimentação.

A desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, determinou nesta quinta-feira (29) que 70% da frota circulassem nos horários de pico e 50% nas demais horas, mas todos os ônibus permaneciam na garagem na manhã desta sexta-feira. A multa pelo descumprimento foi estipulada em R$ 5 mil por trabalhador que descumprir a decisão aplicada contra o sindicato.

Relembre:

Presidente Prudente enfrenta segundo dia de greve de ônibus nesta sexta (30)

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta