Dia do Metroviário é celebrado nesta segunda-feira (26)

Profissionais são responsáveis pelo transporte, segurança, bem estar e dignidade de milhões de vida

Companhias de diversos sistemas, como a de São Paulo, em suas redes sociais ressaltaram a importância e dedicação destes trabalhadores em época de pandemia

WILLIAN MOREIRA

Nesta segunda-feira, 26 de outubro de 2020, é comemorado o “Dia do Metroviário”.

As companhias do País, como a de São Paulo, divulgaram neste dia as ações promovidas durante a pandemia que mantiveram, no período mais critico, o sistema funcionando diariamente, e com isso, a gratidão a estes profissionais que não pararam, a exemplo de motoristas e cobradores de ônibus, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, caminhoneiros, motoboys, coletores de luxo, balconistas, farmacêuticos, entre tantos outros.

Desde quando a quarentena foi decretada em março deste ano no estado de São Paulo, por exemplo, os funcionários do Metrô se desdobraram para que os passageiros não fossem impactados ou se sujeitassem aos riscos da Covid-19, com o Metrô alterando procedimentos de atendimento e limpeza.

O Metrô de São Paulo relacionou algumas das ações que só foram possíveis devido a atuação dos profissionais

Uma das mudanças se deu no auxílio de pessoas com deficiência. Os metroviários receberam um novo treinamento para condução de deficientes visuais oferecendo o ombro, evitando assim maiores contatos físicos. Já para cadeirantes, as cadeiras são higienizadas após cada uso.

Trens e estações também receberam novos procedimentos, com a limpeza das composições a cada término de viagem e o uso de sete mil litros de desinfetantes nos ambientes.

Os usuários receberam máscaras nos meses de pandemia em ações gratuitas que totalizaram um milhão de equipamentos de proteção individual distribuídos, além da orientação aos passageiros de como utilizar a máscara.

Isto tudo foi possível graças à dedicação dos trabalhadores do Metrô de São Paulo que nestes tempos diferentes, têm se esforçado em dobro para que todas as linhas sigam em pleno atendimento.

Todos os dias, nos trilhos urbanos do Brasil, sejam subterrâneos, em superfície ou em elevados, milhões de vida passam pelas mãos destes profissionais, que não só operam os trens, mas monitoram, fiscalizam, gerenciam, cuidam da segurança e da manutenção.

Parabéns aos metroviários.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta