Linha 5-Lilás de metrô, em São Paulo, recebe exposições em outubro

Publicado em: 11 de outubro de 2020

Estação Eucaliptos é uma das que recebe programação. Foto: Divulgação.

Entre os temas das mostras estão força da mulher e alerta sobre osteoporose

JESSICA MARQUES

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela Linha 5-Lilás de metrô, em São Paulo, informou que as estações recebem mostras culturais neste mês de outubro.

Entre os temas das mostras estão a força da mulher e alerta sobre osteoporose. A programação foi divulgada na íntegra pela concessionária.

Confira:

OSTEOPOROSE

Para marcar o Dia Mundial da Osteoporose, em 20 de outubro, a Estação Eucaliptos – Linha 5-Lilás receberá uma exposição com 10 painéis informativos sobre o tema. A mostra, realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), poderá ser vista entre os dias 1 e 30 de outubro.

A iniciativa busca alertar a população sobre a osteoporose, condição do organismo que fragiliza os ossos, provocando dores e aumentando a possibilidade de fraturas. A doença se agrava com o envelhecimento, o que afeta a qualidade de vida dos idosos.

“Estudos indicam que cerca de 33% das mulheres e 15% dos homens com mais de 65 anos apresentam risco alto de ter osteoporose, o que configura um problema de saúde pública”, disse Sergio Maeda, presidente da SBEM. Os painéis, com ilustrações, esclarecem sobre fatores de risco e indicam formas de prevenção, medidas que devem começar na infância.

Para evitar aglomerações, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde, a exposição também estará disponível, ao longo de outubro, na página oficial da concessionária no Facebook e no Instagram (https://www.facebook.com/ViaMobilidadeSPhttps://www.instagram.com/viamobilidadesp/).

Serviço
Exposição Dia Mundial da Osteoporose
Onde: Estação Eucaliptos
Data: 1 a 30 de outubro

FORÇA E DIVERSIDADE DA MULHER

O empoderamento feminino é o tema de duas mostras que a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô, apresenta aos passageiros neste mês.

Adriana Konrath, publicitária de formação e artista plástica autodidata, investe em muitas cores para criar suas personagens femininas, em exposição na Estação Brooklin. Com curadoria de Vera Simões, a obra de Adriana, “Tributo ao Feminino”, celebra a diversidade da mulher e saúda suas vivências.

Em “Quebrada Inteira”, Carolina Itzá apresenta 19 retratos que revelam a força e a leveza de moradores das bordas de São Paulo. Por trás de cada imagem, a artista revela muitos saberes populares: o imaginário, o sagrado, as plantas que curam, o respeito à ancestralidade. O trabalho pode ser conferido nas estações Santo Amaro, Adolfo Pinheiro e Moema.

Para evitar aglomerações, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde, as exposições também podem ser vistas na página oficial da concessionária no Facebook e no Instagram:
Serviço
“Tributo ao Feminino”
Estação Brooklin: de 1 a 30 de outubro

“Quebrada Inteira”
Estação Santo Amaro: de ‘ a 30 de outubro
Estação Adolfo Pinheiro: de 1 a 30 de novembro
Estação Moema: de 1 de dezembro a 8 de janeiro de 2021

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta