Marcopolo vende ônibus com soluções BioSafe e sistema de segurança MOVON para a Argentina

Publicado em: 7 de outubro de 2020

Ônibus será utilizado nas linhas nacionais e de turismo da empresa. Foto: Divulgação / Marcopolo.

Veículo possui chassi Scania e foi entregue para o operador Sol Bus S.R.L.

JESSICA MARQUES

A fabricante de carrocerias de ônibus Marcopolo vendeu um veículo de modelo Paradiso New G7 1200 com diferentes soluções BioSafe e o inédito sistema de segurança e assistência ao condutor MOVON MDAS-9.

Segundo a fabricante, o ônibus já foi entregue em setembro para o operador de transporte Sol Bus, da Argentina, e será utilizado nas linhas nacionais e de turismo da empresa.

O ônibus possui chassi Scania K440 6×2, com terceiro eixo direcional, 15.000 mm de comprimento e capacidade para transportar 54 passageiros em poltronas do modelo Semileito 1060.

Internamente, o ônibus é equipado com meia parede de separação, sistema de áudio e vídeo com preparação para DVD e cinco monitores, cortinas, itinerário eletrônico, amplo bagageiro e porta-pacotes.

“O Paradiso New G7 1200 fornecido para a Sol Bus é a primeira unidade adquirida pelo cliente com soluções Marcopolo BioSafe, que incluem sistema de ar-condicionado e sanitário com luz ultravioleta UV-C para desinfecção, capa de poltronas com tecido antimicrobiano e dispensers de álcool em gel na entrada”, afirmou o gerente executivo de Negócios Internacionais Região América Latina, José Luiz Moraes Goes, em nota.

Segundo o executivo, o sistema MOVON MDAS-9 está sendo oferecido como opcional para os modelos rodoviários da marca.

SISTEMA MOVON

A Marcopolo detalhou que o MOVON MDAS-9 é um sistema de segurança veicular passiva, desenvolvido para auxiliar o condutor e evitar possíveis acidentes, geralmente causados por distração humana. O sistema utiliza uma tecnologia de processamento de imagem e escaneia o percurso à frente e alerta o condutor, por meio de alertas visuais e sonoros, sobre os perigos identificados.

“O sistema conta com uma câmera inteligente instalada no para-brisa que faz o reconhecimento de veículos e outros objetos à frente. O sistema calcula a distância, tempo de colisão (TpC) e velocidade relativa do objeto à frente, alertando o motorista quando o veículo está se aproximando de outro muito rapidamente ou quando houver um potencial para colisão. O sistema também detecta e alerta ao identificar à frente, pedestres, motocicletas, bicicletas e até patinetes. Outra função importante, é o alerta para saída da faixa de rodagem sem a devida atenção do motorista, ou seja, o motorista não acionou as setas antes de mudar de faixa”, detalhou a fabricante, em nota.

O equipamento conta também com um DVR full HD integrado para gravar todo o percurso continuamente.

SOL BUS

A Sol Bus S.R.L tem sede em Buenos Aires, com atuação em linhas interprovinciais e turismo, e foi fundada em 1936, na cidade de Junín, por Francisco Dorunbosqui com o nome de Sol de Mayo. Hoje oferece serviços diferenciados, com frota moderna e veículos com variados serviços, como leito-cama, semileito, para pontos estratégicos da Grande Buenos Aires, a cidade de La Plata e parte da costa do Atlântico.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta