Ação pelo Dia da Natureza duplica créditos do Bilhete Único ou Cartão BOM

Publicado em: 6 de outubro de 2020

Estação República da Linha 4-Amarela está entre locais que terão a máquina que integra a ação. Foto: Divulgação.

Passageiros que descartarem embalagens recicláveis em máquinas receberão a ‘recompensa’

JESSICA MARQUES

Em homenagem ao Dia da Natureza, celebrado em 04 de outubro, os passageiros poderão participar de uma ação que duplica créditos do Bilhete Único ou do Cartão BOM, nos transportes metropolitanos do estado de São Paulo.

Assim, passageiros que descartarem embalagens recicláveis em máquinas destinadas à ação receberão, até 07 de outubro, créditos em dobro para uso no transporte. A campanha será realizada nos seguintes pontos: Estação República – plataforma de embarque da Linha 4-Amarela sentido São Paulo-Morumbi; Terminal Metropolitano Jabaquara (EMTU) e estações República (Linha 3-Vermelha do Metrô) e Brás (Metrô e CPTM).

Os itens depositados somam créditos que variam de 10 a 15 pontos, valor que muda de acordo com o material. Cada 100 pontos acumulados equivalem a R﹩ 0,35, que irão para a conta do passageiro com Bilhete Único ou BOM.

Entre os objetos aceitos pela máquina estão embalagens longa vida, de alumínio e de plástico, desde que estejam com o código de barras legível, para registro do recipiente. Não são aceitos resíduos de produtos lácteos.

A ação é uma parceria da ViaQuatro com a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) e a Triciclo, empresa responsável pela máquina. O objetivo é estimular o descarte correto de embalagens.

De acordo com a ViaQuatro, além de beneficiar o passageiro com a duplicação de créditos, cada embalagem depositada terá seu valor revertido para a Casa do Zezinho, instituição de acolhimento para crianças e adolescentes na zona sul de São Paulo.

“Vale ressaltar que o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas por ano. Desse total, apenas 145 mil são recicladas em território nacional, segundo dados do relatório anual feito pelo WWF – Fundo Mundial para a Natureza”, detalhou a empresa, em nota.

“Para evitar aglomerações, uma equipe responsável pelo equipamento se revezará nas plataformas para orientar os passageiros”, detalhou também a ViaQuatro.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta