Outubro Rosa: Rodovias sob concessão da Artesp exibem mensagens de incentivo à prevenção do câncer de mama

Publicado em: 2 de outubro de 2020

Letreiros informam sobre importância de cuidados com a saúde da mulher. Foto: Divulgação / Artesp.

Campanha teve início nesta quinta-feira, 1º de outubro

JESSICA MARQUES

A Artesp – Agência de Transporte do Estado de São Paulo e as 20 concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias participam, já estão participando da campanha Outubro Rosa. As ações tiveram início nesta quinta-feira, 1º de outubro de 2020.

Dentre as ações previstas, mensagens que reforçam a importância dos exames preventivos serão veiculadas nos 388 painéis eletrônicos distribuídos ao longo dos 10,8 mil quilômetros de rodovias concedidas. As mensagens serão as seguintes: “Previna-se contra o câncer de mama” e “Procure seu médico e faça a mamografia”.

Além disso, a sede da Artesp, na zona sul da capital paulista, receberá iluminação especial na cor rosa durante todo o mês, em homenagem ao movimento. As redes sociais, tanto da Agência quanto das concessionárias, também divulgarão peças sobre o tema.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. É o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Acima dos 35 anos, sua incidência cresce progressivamente. Cerca de 14 mil mulheres morrem anualmente no país por causa do câncer de mama, mas a realização de exames de rotina pode ajudar a reduzir este número. Apesar de raro, este tipo de câncer também pode acometer homens, representando 1% do total de casos.

Somente no Brasil, foram estimados para este ano 66.280 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

CCR ViaOeste e CCR RodoAnel

Em meio às ações, durante todo o mês de outubro, as concessionárias CCR ViaOeste e CCR RodoAnel, em conjunto com o Instituto CCR, estão entre as empresas que estão divulgando mensagens nos painéis eletrônicos instalados na malha viária.

Além disso, outra iniciativa divulgada pelas concessionárias é a entrega de material informativo durante os atendimentos nas rodovias. A ação integra o Movimento Outubro Rosa e tem apoio da Artesp.

OUTUBRO ROSA

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, dos Estados Unidos.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O INCA participa do movimento desde 2010, realizando eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Segundo instituto, na projeção 2020/2022, são esperados 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil a cada ano, além de 16 mil novos casos de câncer de colo de útero.

A entidade indica também que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, alimentar-se de forma saudável, manter o peso adequado, evitar bebidas alcoólicas, amamentar e evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Por fim, a instituição reforça três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária (como reduzir o risco de câncer de mama), diagnóstico precoce (divulgar sinais e sintomas da doença e incentivar a mulher a observar o próprio corpo) e mamografia (informar que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento [exame de rotina], a cada dois anos).

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta