Edital do Trem Intercidades deve ser lançado em 2021, segundo Baldy

Publicado em: 1 de outubro de 2020

Linha 7-Rubi entrará no pacote de concessão do projeto. Foto: Divulgação.

Previsão foi confirmada em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira

JESSICA MARQUES / WILLIAN MOREIRA

O secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, afirmou que o edital do Trem Intercidades deve ser lançado em 2021. A previsão foi confirmada em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, 1º de outubro de 2020.

A Linha 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entrará no pacote de concessão do projeto. As vias férreas existentes serão utilizadas no projeto do trem que ligará São Paulo à cidade de Campinas, no interior de São Paulo.

“Mantém-se a expectativa de lançamento do edital para 2021 para a concessão da Linha 7 com o trem Intercidades ligando São Paulo a Campinas, em uma modalidade do trem parador, que hoje funciona como a Linha 7, do trem metropolitano, que seriam algumas viagens, e a programação do trem intercidades que seria a ligação direta entre a cidade de São Paulo e a cidade de Campinas”, afirmou Baldy.

Conforme noticiado pelo Diário do Transporte, a pandemia de Covid-19 atrapalhou os planos para o Trem Intercidades. Não só por conta do caos na economia, ainda difícil de ser mensurado, como também pela extensão dos efeitos que causará no uso dos modos de transporte de massa.

Inicialmente, a concorrência estava prevista para 2020. Entretanto, o certame foi adiado para o primeiro trimestre de 2021.

Relembre: Pandemia atrapalha planos do governo Dória para concessão do Trem Intercidades

Pelo projeto do Trem Intercidades, o deslocamento de São Paulo a Jundiaí tem estimativa de 30 minutos de duração e o da Capital a Campinas, uma hora.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. JOSÉ LUIZ VILLAR COEDO disse:

    Será que vai ter Trem tmb para o Vale do Paraíba e Litoral Norte?! Seria ótimo!

Deixe uma resposta