Parceria da ViaQuatro e ViaMobilidade com ONGs oferece consultas médicas gratuitas

Publicado em: 27 de setembro de 2020

Cia da Consulta agendará consultas em instituições próximas às estações de metrô Campo Limpo, Capão Redondo, Giovanni Gronchi e São Paulo-Morumbi. Foto: Divulgação.

Atendimento será feito online, por telemedicina, mas agendamento é presencial

JESSICA MARQUES

Uma parceria firmada entre a ViaQuatro e ViaMobilidade com a Cia. da Consulta e apoio do Instituto CCR irá garantir, em setembro e outubro, o acesso gratuito a consultas médicas online para a população do entorno de estações da capital paulista, nas regiões do Campo Limpo, Capão Redondo e Paraisópolis.

O objetivo, segundo as empresas, é oferecer um serviço de saúde, embasado na telemedicina, a pessoas acima de 13 anos em situação de vulnerabilidade. As consultas serão agendadas presencialmente nas ONGs parceiras, por ordem de chegada, após triagem realizada por equipe de enfermagem.

Confira os endereços e locais de atendimento:

Horário: das 10 às 16 horas, em datas determinados pelas ONGs parceiras

Locais e dias de atendimento:

Associação Pró-Saber – 28/9 e 2/10: Rua Manoel Antônio Pinto, 974, Paraisópolis – Tel.: 3739-3435. Acesso pelas estações Giovanni Gronchi (Linha 5-Lilás) e São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela)

Instituto Projeto Sonhar – 5 e 6/10; 13 e 14/10; 19 e 20/10; 26 e 27/10: Rua Joaquim Braga, 32 – Tel.: 2359-6098. Acesso pela Estação Capão Redondo

Associação Obra do Berço – 8 e 9/10; 15 e 16/10; 22 e 23/10; 29 e 30/10: Rua do Chico Nunes, 173 – Tel.: 5843-2331. Acesso pela Estação Campo Limpo

PROTOCOLOS

Seguindo os protocolos de saúde, as pessoas serão avaliadas de acordo com o nível de glicose no sangue, pressão arterial, temperatura, peso, altura e circunferência abdominal, conforme informado em nota. Após esse procedimento, conforme o caso, serão orientadas a fazer uma consulta online, com clínico geral, através de computador no local.

“Se houver necessidade, o médico fará prescrição de medicamentos e indicará que o paciente procure um especialista ou atendimento presencial na UBS mais próxima. Quem quiser poderá voltar ao local para novos esclarecimentos durante os dias de consulta.”

A iniciativa é uma extensão de um projeto realizado pelo programa Estrada para a Saúde, do Instituto CCR, e que foi oferecido inicialmente aos caminhoneiros, com foco na prevenção e tratamento da Covid-19.

“Esse projeto é fruto da parceria da ViaQuatro e ViaMobilidade, com o Instituto CCR, que gerencia o investimento social do Grupo CCR, e a Cia da Consulta, para levar atendimento de qualidade, com recursos modernos da telemedicina, à população mais vulnerável neste período de pandemia. O apoio das ONGs parceiras, situadas no entorno das estações, é fundamental para promover o acesso dessa população às consultas”, disse Juliana Alcides, gestora de Comunicação, Ouvidoria e Sustentabilidade da ViaQuatro e ViaMobilidade.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta