Praia Grande lança licitação dos transportes coletivos

Publicado em: 25 de setembro de 2020

Serviço é operado pela Viação Piracicabana

Consulta pública teve 24 participações. Entrega de envelopes foi marcada para 29 de outubro

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Praia Grande, no Litoral Paulista, publicou nesta sexta-feira, 25 de setembro de 2020, aviso do lançamento da licitação dos transportes coletivos.

Atualmente, a empresa que opera o sistema de ônibus em Praia Grande é a Viação Piracicabana, atuando desde 2010 e com contrato terminando em 22 de dezembro de 2020.

De acordo com a publicação oficial, a data de entrega das propostas foi marcada para 29 de outubro de 2020, tanto para os envelopes de habilitação com os documentos exigidos como com a proposta comercial.

O principal critério para definir a empresa ou consórcio vencedor é a menor tarifa de remuneração, que não é exatamente o valor da passagem, mas influencia no que o passageiro paga.

A tarifa de remuneração é o que a empresa efetivamente recebe pelo passageiro “catracado”. Já a tarifa social ou tarifa pública é o que o passageiro desembolsa para andar de ônibus.

Se a tarifa de remuneração é maior que a pública, o sistema precisa de subsídios.

Pela proposta inicial apresentada em audiência pública, o contrato terá duração de cinco anos prorrogáveis por mais cinco, a partir de 2021.

Como mostrou o Diário do Transporte, a prefeitura de Praia Grande informou que em julho recebeu 24 propostas e sugestões para o edital na consulta pública que foi realizada sobre a licitação do sistema.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/07/13/consulta-publica-do-transporte-coletivo-de-praia-grande-recebe-24-propostas/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Mike Nickelson disse:

    Na vdd a Piracicabana está na cidade há 15 anos, opera desde 2005, mas como a matéria corretamente diz, este contrato atual está desde 2010

Deixe uma resposta