Daimler apresenta novos modelos de ônibus Mercedes-Benz ao mercado Europeu

Publicado em: 25 de setembro de 2020

Novo eCitaro G de 18,13 metros é ideal para operações no tráfego intenso das cidades e em rotas com grande um número de passageiros, segundo a fabricante. Foto: Divulgação. Shaping the NOW&NEXT

Novo articulado eCitaro G totalmente elétrico estreia baterias de estado sólido

JESSICA MARQUES

A Daimler apresentou um novo modelo de ônibus Mercedes-Benz e novas tecnologias ao mercado Europeu. As novidades foram divulgadas em evento online realizado da Alemanha, nesta semana.

Uma das novidades é o ônibus articulado elétrico eCitaro G, com baterias de estado sólido, item opcional para o modelo. Outro lançamento é o Intouro, para linhas intermunicipais e outras aplicações.

“As inovações para ônibus, que chegam a princípio no mercado europeu, acentuam a posição de liderança da marca nesse segmento. Os avanços concentram-se especialmente na compatibilidade ambiental, segurança, economia e conforto”, esclareceu a Mercedes-Benz, em nota.

De acordo com a fabricante, o novo eCitaro G de 18,13 metros de comprimento é ideal para operações no tráfego intenso das cidades e em rotas com grande um número de passageiros.

As baterias de série do eCitaro G e do modelo convencional urbano eCitaro oferecem uma potência de até 150 kW, segundo a fabricante.

“O novo eCitaro G é o primeiro ônibus urbano do mundo de sua categoria que pode ser equipado, opcionalmente, com baterias de estado sólido. Elas possuem alta densidade de energia – cerca de 25% a mais do que a próxima geração das baterias tradicionais de lítio-íon e com uma capacidade de 441 kWh, asseguram autonomia de até 220 quilômetros em condições favoráveis de velocidade, topografia e clima. No inverno, com a função de aquecimento, a autonomia é de 170 quilômetros”, detalhou a Mercedes, em nota.

A fabricante informou também que outra característica das baterias de estado sólido é sua longa vida útil. Desta forma, o eCitaro e o eCitaro G recebem uma garantia de até dez anos ou uma produção de energia de até 280 MWh por conjunto de baterias.

INTOURO

Mercedes-Benz Intouro (links), Exterieur, blau metallic, OM 936 mit 260 kW (354 PS), 7,7 L Hubraum, 8-Gang Mercedes PowerShift, Active Brake Assist 5, Sideguard Assist, Spur-Assisten t, BiXenon-Scheinwerfer, Länge/Breite/Höhe: 12.180/2.550/3.365 mm, Bestuhlung: 1/55 // Mercedes-Benz Intouro M, Exterieur, blau metallic, OM 936 mit 260 kW (354 PS), 7,7 L Hubraum, 6-Gang Automatikgetriebe, Active Brake Assist 5, Sideguard Assist, Spur-Assistent, BiXenon-Scheinwerfer, Länge/Breite/Höhe: 13.090/2.550/3.365 mm, Bestuhlung: 1/59.
Mercedes-Benz Intouro (left), Exterior, blue metallic, OM 936 rated at 260 kW/354 hp, displacement 7.7 l, 8-speed Mercedes PowerShift transmission, Active Brake Assist 5, Sideguard Assist, Lane Assist, BiXenon headlamps, length/width/height: 12180/2550/3365 mm, seating: 1/55. / Mercedes-Benz Intouro M, Exterior, blue metallic, OM 936 rated at 260 kW/354 hp, displacement 7.7 l, 6-speed automatic transmission, Active Brake Assist 5, Sideguard Assist, Lane Assist, BiXenon headlamps, length/width/height: 13090/2550/3365 mm, seating: 1/59.

Por sua vez, o novo Intouro é o primeiro ônibus a apresentar, como item opcional, o exclusivo Assistente Ativo de Frenagem 5 (Active Brake Assist – ABA 5).

“Pela primeira vez, o ABA 5 opera com um sistema combinado de radares e câmeras, podendo executar automaticamente uma manobra de frenagem completa, até parar completamente o veículo, evitando assim, o impacto com um obstáculo estático ou em movimento e também com pedestres”, detalhou a Mercedes-Benz.

“Outro item opcional de destaque entre as novas tecnologias de segurança do Intouro é o Assistente de Proteção Lateral (Side Guard Assist), um sistema de assistência por radar que identifica pedestres durante as curvas. Ele auxilia o motorista principalmente em áreas urbanas e oferece proteção aos usuários mais vulneráveis da via, como pedestres e ciclistas”, informou também.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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