BYD vende 106 ônibus para a empresa Nobina, na Finlândia

Publicado em: 24 de setembro de 2020

Operadora fez maior pedido de ônibus elétrico já feito na Finlândia e é a primeira a pedir um novo modelo BYD de 15 metros de piso baixo. Foto: Divulgação.

Ao todo, serão 64 unidades para operação em Helsinque e 42 unidades para Turku

JESSICA MARQUES

A fabricante de ônibus elétricos BYD vendeu 106 ônibus para a empresa Nobina, na Finlândia. Ao todo, serão 64 unidades para operação na capital Helsinque e 42 unidades para Turku, na costa sudoeste da Finlândia, que começarão a ser entregues em 2021.

Segundo a BYD, a Nobina fez o maior pedido de ônibus elétrico já feito na Finlândia e é a primeira a pedir um novo modelo de 15 metros e piso baixo.

O modelo, de acordo com a fabricante, oferece uma capacidade de 47 assentos mais três. A autonomia de carga única é de 400 quilômetros nas condições de teste SORT 2.

Depois de cinco anos operando a marca BYD e seus ônibus 100% elétricos, a Nobina acumulou mais de sete milhões de “quilômetros elétricos”, o que equivale a reduzir suas emissões de CO2 em aproximadamente 7.500 toneladas. Os números contribuem significativamente para ajudar a reverter as mudanças climáticas e destacam o compromisso da BYD e da Nobina em fornecer uma solução de transporte sustentável.

O pedido da frota da Nobina para a operação em Helsinque inclui 20 modelos BYD de piso baixo de 12 metros e 44 modelos articulados de 18 metros.

MERCADO

A Nobina é considerada a maior empresa de transporte público da região nórdica. A aparição da BYD pela primeira vez na Finlândia ocorreu logo após a empresa entrar no mercado alemão.

A Alemanha vai receber 22 ônibus elétricos da BYD, vendidos pela fabricante a dois operadores líderes na Renânia do Norte-Vestfália.

Além disso, em julho deste ano, a BYD entregou 10 ônibus piso baixo de 12 metros para a cidade de Pécs, na Hungria.

“O relacionamento da BYD com a Nobina é particularmente bem-sucedido, com seus ônibus totalmente elétricos e 100% livres de emissões em operação na Suécia, Noruega e agora na Finlândia. A BYD agora tem mais de 400 ônibus elétricos entregues ou encomendados para frotas em 20 vilas e cidades em toda a Escandinávia”, informou a BYD, em nota.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta