DER/SP inicia nesta segunda-feira atendimento presencial, mas só com agendamento

Publicado em: 21 de setembro de 2020

DER fiscaliza rodovias em São Paulo

São mais de 200 serviços disponibilizados na sede do departamento, como defesa autuação e restituição de multas

ADAMO BAZANI

O DER/SP – Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo retomou nesta segunda-feira, 21 de setembro de 2020, o atendimento presencial em sua sede na capital paulista.

Mas atenção: só será atendido quem agendar os serviços. A medida é para evitar aglomerações e evitar a disseminação da Covid-19.

O agendamento tem de ser feito pelo site: http://agendasp.der.sp.gov.br/eagenda.web/DER

Só podem ser agendados cinco tipos de serviço por dia e por pessoa com o objetivo de evitar longas permanências no local.

Após o agendamento pela internet, será enviado um e-mail e também 24 horas antes da data uma mensagem do tipo SMS para o celular do cidadão com um lembrete.

Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e há a tolerância de 10 minutos para atrasos após o horário agendado.

São mais de 200 serviços disponíveis em geral, entre os quais:

  • Indicação de Condutor
  • Defesa da Autuação
  • Pedido de Penalidade de Advertência por Escrito
  • Recurso Administrativo em 1ª e 2ª Instância
  • Restituição de Multas
  • CADIN

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Transportes e Logística informou que “toda a área do APC (Atendimento Público Centralizado) foi preparada para receber novamente a população de forma a minimizar os riscos de contaminação pelo novo coronavírus. Foram disponibilizados suportes com álcool gel, barreiras de acrílico foram colocadas entre as mesas de atendimento e as cadeiras do público, e equipes de limpeza estarão a postos para higienização constante.  A equipe de atendimento também passou por treinamento para receber o público neste período de pandemia.”  

CIDADÃO DEVE PREFERIR O ATENDIMENTO DIGITAL:

Mesmo com o atendimento presencial por agendamento no posto central, o DER/SP recomenda que sempre que possível o cidadão deve optar pelos serviços on-line.

Na nota, o órgão detalhe os principais procedimentos para o atendimento on-line.

“O atendimento digital segue à tona por meio do site www.der.sp.gov.br ou pelo aplicativo DER Online, que pode ser baixado gratuitamente. Nestes canais, os serviços são realizados de forma prática e ágil e o usuário ainda receberá um número de protocolo para acompanhar o status de sua solicitação.  

O DER Online, aliás, acaba de receber um prêmio por inovação tecnológica de relevância internacional, o World Summit Awards, na categoria government & citzen engagement.   

É muito fácil baixar ou atualizar o aplicativo, basta acessar o ícone do Google Play para Android ou Play Store para IOS e instalar o App. Para uso, é só informar a placa do veículo, o número AIT, o registro da CNH, selecionar o Estado e inserir um endereço de e-mail. “

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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