Carreta para coleta de sangue faz parada nos transportes metropolitanos de São Paulo

Publicado em: 16 de setembro de 2020

Quem for doar pode fazer o agendamento via WhatsApp para evitar aglomerações. Foto: Divulgação Secretaria dos Transportes Metropolitanos

Em três dias, um terminal metropolitano, estação do Metrô e de trem recebem o espaço para atender doadores

WILLIAN MOREIRA

De 16 a 18 de setembro de 2020, uma carreta itinerante para coleta de sangue vai estacionar nas estações Vila das Belezas da Linha 5-Lilás, Suzano da Linha 11-Coral e no Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso da EMTU, em Osasco.

A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), SAS Brasil e Hemocentro São Lucas. O objetivo é conseguir mais doadores para elevar os estoques de bolsas de sangue que se encontram em fase crítica com baixo estoque devido a diminuição de doadores durante a pandemia.

A organização social SAS Brasil adaptou uma de suas carretas e a transformou em um banco de sangue móvel.

“Com o hemocentro itinerante no transporte público conseguimos acabar com a distância que separa a intenção de ser um doador da prática efetiva de doar e se comprometer, com toda a segurança. É um gesto que salva vidas”, afirmou o secretário interino dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, em nota para a imprensa.

Atualmente, 1,6% da população é doadora de sangue segundo o Ministério da Saúde, abaixo dos 5% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

REGRAS DE SEGURANÇA SANITÁRIA SÃO ATENDIDAS

Quem for doar pode fazer o agendamento via WhatsApp via 11-95897-1046, entre 8h e 20h, uma maneira de evitar aglomerações no local. A última coleta é realizada às 14h.

Já o cadastro é feito na parte externa da carreta, uma pessoa por vez para passar na triagem e identificar possíveis infectados pelo coronavírus. As cadeiras onde ficam os doadores estão a 1,5 metro uma da outra e doadores e funcionários devem usar máscara o tempo todo.

QUEM PODE DOAR?

Para estar apto a doar, a pessoa precisa ter entre 16 a 69 anos (menores de 18 precisam da autorização e acompanhamento de um responsável), pesar mais de 55 kg, estar em boas condições de saúde e levar um documento com foto no dia da doação.

Doadores com febre, tosse ou outros sintomas como dores no corpo, ficam impedidos de doar sangue. Além disto não podem ter ingerido alimentos gordurosos em até 3 horas antes e 12 horas para bebidas alcoólicas.

Veja abaixo a programação e locais por data:

Hemocentro Itinerante
Agendamento: WhatsApp: (11) 95897-1046, das 8h às 20h
Coleta: 9h às 15h (último agendamento às 14h)
16/09 – Estação Vila das Belezas Linha 5-Lilás
17/09 – Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso, em Osasco da EMTU
18/09 – Estação Suzano Linha 11-Coral da CPTM

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta