Blumenau libera uso de ônibus para idosos e amplia horários de circulação

Publicado em: 16 de setembro de 2020

Transporte coletivo de Blumenau é operado pela BluMob. Foto: Divulgação.

Operação do transporte coletivo foi retomada em 25 de agosto, mas passageiros com 60 anos ou mais não estavam autorizados a embarcar

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, vai liberar o uso de ônibus para idosos a partir desta quinta-feira, 17 de setembro de 2020. Além disso, o transporte coletivo já opera com horários ampliados desde a manhã desta quarta, 16.

A operação do transporte coletivo foi retomada em 25 de agosto, mas passageiros com 60 anos ou mais não estavam autorizados a embarcar. A medida teve como objetivo evitar o contágio pelo novo coronavírus nesta faixa etária, que é considerada grupo de risco.

Relembre: Transporte público de Blumenau (SC) retorna na terça-feira (25)

A liberação do uso de ônibus para idosos foi confirmada pelo prefeito Mário Hildebrandt para a reportagem da NDTV. Contudo, o chefe do Executivo pede que o transporte coletivo seja utilizado apenas em caso de extrema necessidade, como ida ao médico ou mercado.

AMPLIAÇÃO DE HORÁRIO

Também como medida de prevenção à Covid-19, a Prefeitura determinou a ampliação de horários no transporte coletivo. Agora a BluMob está operando da seguinte maneira:

Além dos horários já em funcionamento (5h30 às 8h30; 11h30 às 14h30; 16h30 às 19h30), nos dias de semana, os serviços serão ofertados também das 4h às 5h30 e das 21h30 às 22h40.

Além disso, a partir do dia 19 de setembro, sábado, as operações também serão retomadas parcialmente aos sábados, das 7h às 9h30 e das 11h às 13h30.

Os horários e linhas das janelas de atendimento estão disponíveis para consulta neste link. Nos domingos e feriados, somente funcionarão as linhas exclusivas para profissionais da saúde. As linhas existentes para este público aos sábados serão mantidas, pois não estão inseridas nas janelas disponibilizadas ao público geral.

Segundo a Prefeitura, o número total de viagens ofertadas, assim, será aumentado em relação ao serviço atual, em aproximadamente 27% nos dias úteis. Nos horários de pico, atualmente, mais de 53% da operação já está em funcionamento. Aos sábados, por sua vez, serão ofertadas mais de 340 viagens, com quase 70% da frota de ônibus habitual neste tipo de dia.

REPASSE

De acordo com a Prefeitura, a ampliação da escala de atendimento foi determinada em reuniões com a empresa concessionária do transporte no município, principalmente após o anúncio do repasse de R$ 5 milhões, fruto de decisão judicial.

“Esse valor será repassado em duas parcelas e será utilizado para pagamento de salários dos colaboradores da empresa, tendo em vista que muitos motoristas, cobradores e demais funcionários foram prejudicados com a suspensão da operação decorrente da pandemia”, detalhou a Prefeitura, em nota.

Relembre: BluMob receberá R$ 5 milhões como compensação por prejuízo após queda na demanda de passageiros

HIGIENIZAÇÃO

A administração municipal informou que o horário especial tem como objetivo evitar a circulação de pessoas que não necessitam do transporte para trabalho ou assuntos médicos, além de levar em consideração a capacidade de atendimento da empresa, tendo em vista a queda de arrecadação da mesma durante a pandemia.

“Todos os terminais contam com ônibus de apoio, que poderão ser acionados quando a situação exigir. As medidas de prevenção continuam e foram ampliadas. Os veículos passam por higienização constante nos terminais (inclusive com aplicação de produtos desinfetantes por pulverização), há limite de 60% da ocupação total dentro dos ônibus e os usuários encontram suportes com álcool em gel em todos os veículos”, detalhou.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta