Natal retoma 70% da frota a partir de segunda-feira e 12 linhas de ônibus voltam a circular

Publicado em: 12 de setembro de 2020

Ônibus em Natal (RN). Foto: Junior Mendes / Ônibus Brasil

Prefeitura anunciou ainda que cinco dessas linhas terão mudanças no itinerário

ALEXANDRE PELEGI

A partir desta segunda-feira, 14 de setembro de 2020, a prefeitura de Natal vai colocar 70% da frota em circulação na capital.

Como mostrou o Diário do Transporte, a decisão é decorrente de acordo fechado no dia 8 de setembro, em audiência de conciliação virtual que reuniu a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) e a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU). Relembre: Acordo entre Defensoria e prefeitura de Natal prevê frota de 70% de ônibus em circulação

Em função disso, a STTU informou que 12 linhas de ônibus do sistema de transporte da capital voltarão a funcionar.

Desse total, nove linhas retomarão a circulação, sendo que outras cinco sofrerão mudanças em seu itinerário.

LINHAS QUE RETORNAM A PARTIR DE SEGUNDA (14)

Além de três linhas que já retornaram à operação – 536 (Nova Cidade/Alecrim, via Rua Jaguarari), 544 (Mirassol/Pitimbu, via Cidade Satélite) e 589 (Felipe Camarão/Rodoviária, via Jardim América) –, a STTU anunciou outras nove linhas:

Linha N-25 (antigas 13 e 25)

A linha N-25 (Redinha/Bairro Nordeste, via Alecrim) liga a Redinha ao Bairro Nordeste, passando pela Ribeira, Cidade Alta e Alecrim com intervalo médio de 30 minutos. O bairro da Redinha volta assim a ter ligação direta com o centro da cidade, antes realizado pela linha 13, e o Bairro Nordeste continua sendo atendido em itinerário similar ao realizado pela linha 25.

Para ir à Petrópolis, o morador da Redinha poderá realizar integração temporal na Ribeira com as linhas 33A, N-35, L-37, S-46 e L-56. Já o morador do Bairro Nordeste poderá realizar integração temporal com as linhas N-05, N-15, 17/78, O-22, N-64 e N-70 na Av. Rio Branco.

Já a linha O-19 (Cidade da Esperança/Ribeira, via KM-06), que estava operando como 19/25 para atender o Bairro Nordeste, voltará a seu itinerário normal.

Linha 33B

Faz a ligação entre o Planalto e Lagoa Seca, passando pelo Shopping Midway Mall.

Linha L-48

Linha (Rocas/Nova Descoberta) passa a operar no Terminal da Rocas, ligando o centro da cidade ao bairro de Nova Descoberta, sem passar pelo Campus da UFRN.

O morador de Santos Reis, onde situava-se o terminal da antiga linha 48, continuará contando com as linhas N-25, N-35, N-43 (antiga 64A/43), 75A, 78A/47 e N-84 para seguir para os mesmos destinos da linha L-48 por meio da integração temporal.

Linha 66

Linha 66 (Ponta Negra/Bom Pastor) volta a operar ligando a região de Ponta Negra até a Zona Oeste da capital.

Linha 557

Linha 557 (Mirassol/Tirol, via Midway Mall) volta a operar ligando Mirassol e conjunto dos Professores ao Campus, Nova Descoberta e ao Midway Mall, além de passar na Vila São José. Essa linha terá tarifa de R$ 3,20.

Intervalo médio entre as viagens da linha será de 20 minutos e permitirá que os moradores de Mirassol, Conjunto dos Professores e Nova Descoberta possam acessar o Midway Mall ou o Natal Shopping de forma mais ágil e barata, além de permitir a integração temporal com as demais linhas do sistema nos dois locais, pagando R$ 0,80 de complemento tarifário.

Linha 581

Linha 581 (Gramoré/Santa Catarina, via Vila Verde/Av. Itapetinga) liga o Vila Verde a região do Partage Shopping e Nordestão Santa Catarina cobrando a tarifa de R$ 3,20.

Intervalo médio entre as viagens da linha será de 20 minutos e, além de ligar o Vila Verde a região comercial da Zona Norte, também permitirá a integração temporal na Av. Itapetinga com as linhas N-15, N-43 (antiga 64A/43), N-73 e 78A/47 e no Nordestão com as linhas N-02, N-08, N-29 (antiga 10/29), N-35, N-60, N-64, O-76 e N-79.

Linha 585

Linha 585 (Planalto/Village do Prata, via Rua Mira Mangue) retomará a operação ligando a Coophab e o Village do Prata ao Planalto com uma tarifa de R$ 3,20.

Intervalo médio entre as viagens será de 20 minutos e, por meio da 585, será possível realizar integração com as linhas O-24, O-33, 33A, O-38, O-40 e 41A.

Linha 591

Linha 591 (Jardim Progresso/Santa Catarina, via Rua José Luís da Silva) ligará o Jardim Progresso à região comercial da Zona Norte com uma tarifa de R$ 3,20.

Intervalo médio entre as viagens da linha será de 15 minutos no pico e 20 minutos no entrepico e permitirá a integração temporal no Nordestão com as linhas N-02, N-08, N-29 (antiga 10/29), N-35, N-60, N-64, O-76 e N-79.

Linha 592

Linha 592 (Circular Residencial Redinha) volta a operar em seu itinerário usual com tarifa de R$ 3,20.

LINHAS QUE RETORNAM COM MUDANÇAS DE ITINERÁRIO A PARTIR DE SEGUNDA (14)

Com o objetivo de adequar a operação à atual demanda de passageiros a STTU fará alterações de itinerários nas seguintes linhas:

Linha N-02

Linha 02 (Gramoré/Mirassol) passa a operar com retorno na Av. Bernardo Vieira, na rotatória com a Av. Xavier da Silveira, passando a se chamar N-02 (Gramoré/Morro Branco, via Midway Mall).

intervalo médio de operação será de 20 minutos durante o dia e permitirá que o passageiro tenha acesso a um ônibus vazio na altura do Midway Mall, dando mais conforto a quem utiliza a linha.

O passageiro que desejar seguir para o Natal Shopping poderá realizar integração temporal na Área de Lazer do Panatis com as linhas N-07, N-08, N-29 (antiga 10/29), N-73, N-60 e N-79. Se preferir utilizar a parada do Bairro Nordeste, o passageiro contará ainda com as linhas N-04, S-50, N-72 e N-77.

Linha N-15 (antiga 15/16)

linha 15/16 (Pajuçara/Ribeira) passa a retornar da Av. Prudente de Morais, deixando de circular na Av. Hermes da Fonseca. Com isso, a linha passa a se chamar N-15 (Pajuçara/Ribeira, via Petrópolis).

Linha N-26

A linha 26 (Soledade/Ponta Negra) passa a operar com retorno na Av. Bernardo Vieira, na rotatória com a Av. Xavier da Silveira, passando a se chamar N-26 (Soledade/Morro Branco, via Midway Mall).

intervalo médio de operação da linha será de 20 minutos durante o dia e permitirá que o passageiro tenha acesso a um ônibus vazio na altura do Midway Mall.

O passageiro que desejar seguir para o Natal Shopping poderá realizar integração temporal na Área de Lazer do Panatis com as linhas N-07, N-08, N-29 (antiga 10/29), N-73, N-60 e N-79. Se preferir utilizar a parada do Bairro Nordeste, o passageiro contará ainda com as linhas N-04, S-50, N-72 e N-77.

Já para Ponta Negra, o passageiro pode realizar integração temporal na Área de Lazer do Panatis com a linha N-73 ou no Midway Mall com as linhas 46 e 54.

Linha N-27

Linha 27 (Alvorada IV/Ribeira) muda de itinerário no retorno para o bairro a partir da Ribeira, onde acessa a Rua Ulisses Caldas, Av. Deodoro da Fonseca, Rua Olinto Meira, Av. Almirante Alexandrino de Alencar e Rua Amaro Barreto, de onde realiza o itinerário habitual.

Com a mudança, a linha passa a se chamar N-27 (Alvorada IV/Ribeira, via Av. Deodoro da Fonseca).

Linha N-43 (antiga 64A/43)

Linha 64A/43 (Nova Natal/Praia do Meio/Candelária) será reformulada para mais eficiência, uma vez que apresentava a maior extensão e tempo de viagem de todo o sistema, 54,2 km e 3 horas de viagens.

Com as alterações, a linha passa a partir do terminal da N-29 (antiga 10/29) e acessar a Rua dos Caboclinhos, Rua do Fandango, Rua do Pastoril, Av. da Chegança, Av. da Ciranda, Av. Guararapes, Av. Tocantínea, Av. Rio Doce, Av. Itapetinga, Av. Dr. João Medeiros Filho, Ponte Newton Navarro, Av. Pres. Café Filho, Rua Prof. José Melquíades, Rua Cel. Flamínio, Rua São João de Deus, Av. Eng. Hildebrando de Góis, Travessa São Pedro, Av. Duque de Caxias, Praça Augusto Severo, Av. Câmara Cascudo, Rua Padre João Manoel, Rua Padre Pinto, Rua Mermoz, Rua Cel. José Bernardo, Rua Fonseca e Silva, Rua Amaro Barreto, Av. Pres. Bandeira, Rua São José e Av. Bernardo Vieira, de onde retorna na rotatória com a Av. Xavier da Silveira pelo mesmo caminho para Nova Natal.

Intervalo médio entre viagens será de 20 minutos e permitirá que o passageiro tenha acesso a um ônibus vazio na altura do Midway Mall, dando mais conforto a quem utiliza a linha.

O passageiro que sai de Nova Natal para Candelária poderá utilizar a linha N-35, por meio da integração temporal na Av. Dr. João Medeiros Filho, para seguir viagem. Já o morador de Candelária que vai para o Alecrim poderá embarcar na linha N-35 e desembarcar na Av. Prudente de Morais com Av. Bernardo Vieira para realizar integração temporal com a N-43, N-52 e N-54.

Já o morador da Praia do Meio e das Rocas poderá utilizar as linhas O-38 e O-59 para ir ao Alecrim e ainda realizar integração temporal com a linha N-35 para seguir em direção a Candelária.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta