Grupo São João adere à Campanha Setembro Amarelo

Publicado em: 9 de setembro de 2020

Foco da campanha é prevenção ao suicídio. Foto: Divulgação.

Ação com materiais informativos visa orientar funcionários

JESSICA MARQUES

O Grupo São João, responsável pelo transporte coletivo da Região Metropolitana de Sorocaba, no interior paulista, aderiu à campanha “Setembro Amarelo”.

A campanha de prevenção ao suicídio é realizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina.

Nas empresas do grupo, os trabalhos de conscientização serão realizados por meio de materiais informativos. O objetivo é orientar todos os funcionários da matriz em Sorocaba e das filiais em Piedade, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo e Feira de Santana (Bahia).

De acordo com o gestor em recursos humanos Rodrigo Fioravanti, o isolamento social necessário para o combate e o controle da pandemia do novo coronavírus trouxe incertezas e dificuldades a muitas pessoas.

“Algumas, inclusive, foram acometidas de estresse, ansiedade e até mesmo depressão. Daí a necessidade do engajamento ainda mais efetivo no Setembro Amarelo.”

Ainda segundo Fioravanti, é necessário estarmos atentos ao comportamento de nossos familiares, amigos e colegas de trabalho.

“Às vezes as pessoas nos dão sinais simples de que não estão bem. Perdem o interesse de fazer aquilo que gostam, perdem o apetite, o sono, mas não percebemos”, comenta. “Só o fato de nos fazermos presentes e ouvirmos já é uma grande ajuda.”

Para Rodrigo Fioravanti, ao notar o comportamento diferente de uma pessoa próxima, devemos perguntar: “O que eu posso fazer para te ajudar”?

O profissional também acrescenta que ao longo de todo o ano o Grupo São João adota medidas que visam o bem-estar e a saúde dos colaboradores dentro e fora do ambiente de trabalho.

A CAMPANHA

O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. No Brasil, são registrados 12 mil casos por ano, enquanto no mundo o número chega a mais de um milhão. Por isso, a campanha, apesar de intensificada em setembro, é realizada o ano inteiro.

Depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias são as principais causas de suicídio. O Setembro Amarelo surgiu justamente com o objetivo de prevenir e reduzir estes números.

Para saber mais e obter materiais públicos que podem ajudar na divulgação da iniciativa, basta acessar ao site: https://www.setembroamarelo.com.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta