Cidade do México anuncia criação de novo corredor de trólebus

Publicado em: 9 de setembro de 2020

Em 2019, governo anunciou compra de 500 novos trólebus. Foto: Divulgação.

Via exclusiva vai ligar Iztacalco a Villa de Cortés

JESSICA MARQUES

A Secretaria de Mobilidade da Cidade do México, capital do México, anunciou nesta terça-feira, 08 de setembro de 2020, a criação de um novo corredor de trólebus. A via exclusiva vai ligar Iztacalco a Villa de Cortés.

O trajeto será de 9,82 quilômetros, com 10 ônibus em operação no trecho. A expectativa, segundo a mídia local, é de que 537 mil pessoas sejam transportadas entre Iztacalco e Benito Juárez.

O intervalo entre os veículos será de cinco minutos, também segundo a Secretaria de Mobilidade. O Servicio de Transportes Eléctricos (Agência governamental) da capital será responsável pela gestão de infraestrutura e operação do novo corredor.

INVESTIMENTO EM TRÓLEBUS

Em setembro de 2019, a Cidade do México anunciou planos para colocar em circulação 500 trólebus novos em seis anos.

Relembre: Primeiro dos 500 novos trólebus da Cidade do México é apresentado

A primeira unidade foi apresentada em 13 de setembro de 2019, pelo Governo local, que faz parte de um lote inicial de 63 veículos.

Os ônibus elétricos conectados à rede de fiação aérea deste lote serão fornecidos pela empresa chinesa Yutong.

Segundo a imprensa local, cada trólebus custará 7 milhões de pesos mexicanos, o equivalente a R$ 1,47 milhão (R$ 1.473.393,44), de acordo com a cotação peso x real de 13 de setembro de 2019.

A licitação teve supervisão do Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS), que financia transportes não poluentes.

Mais de 450 milhões de pesos mexicanos foram disponibilizados para este primeiro lote.

Entre as características destes trólebus estão:

– Baterias de reserva que permitem 75 km de autonomia, sem necessidade de estarem conectados à rede aérea.

– Pantógrafos pneumáticos

– Piso baixo

– Capacidade para 85 passageiros, sendo 28 sentados e 57 em pé mais espaço para cadeira de rodas

– Espaço para cão-guia

– Área apenas para mulheres com bancos na cor rosa na traseira.

– Seis câmeras de monitoramento.

– Sistema sonoro e visual de anúncio de nome de paradas.

– Iluminação de LED

– Espaço para bolsas e malas

Os novos trólebus serão colocados no eixo central da rede de transportes, onde o tempo de espera nos pontos vai cair, em média, de sete para cinco minutos.

A intenção do governo mexicano é criar novas rotas de trólebus.

O sistema não recebia novos trólebus há 22 anos.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta