Empréstimo de US$ 96 milhões é aprovado para Guarulhos (SP) e contempla obras de mobilidade

Publicado em: 7 de setembro de 2020

Projeto inclui readequação do corredor viário e ampliação das faixas de ônibus da rua Jamil João Zarif e da avenida Natalia Zarif. Foto: Reprodução / Google Maps.

Prefeitura vai construir ciclovia com mais de 14 quilômetros de extensão, partindo da estação da CPTM

JESSICA MARQUES

O CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina aprovou um empréstimo no valor de 96 milhões de dólares para Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo. O montante contempla obras de mobilidade.

De acordo com a Prefeitura, o valor é destinado ao programa de Macrodrenagem e Controle de Inundações do Rio Baquirivu-Guaçu, que irá melhorar os sistemas de drenagem e a mobilidade urbana no município de Guarulhos.

Os recursos são destinados para obras de canalização aberta ao longo do Rio Baquirivu-Guaçu, construção de reservatórios de água, parques, quadras poliesportivas, requalificação de vias, urbanização, entre outras ações.

Ao Diário do Transporte, a Prefeitura informou que o projeto inclui também a readequação do corredor viário e a ampliação das faixas de ônibus da Rua Jamil João Zarif (em uma extensão de 3,5 quilômetros) e da Avenida Natalia Zarif (em quatro quilômetros).

Outra intervenção prevista é a construção de seis pontilhões, obras em 13 travessias e a recuperação de pavimento, com nova sinalização em 23 quilômetros de vias públicas.

CICLOVIA

A Prefeitura informou ainda que vai implementar uma ciclovia às margens do Rio Baquirivu-Guaçu. A via será da estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) até o limite com a cidade de Arujá, com mais de 14 quilômetros de extensão.

Também será realizada a canalização de mil metros do córrego Cocho Velho, com instalação de um parque linear e uma ciclovia ao longo da canalização.

“A Secretaria de Obras esclarece ainda que os recursos destinados às áreas de mobilidade urbana giram em torno de 25% do valor total do programa e o cronograma dos trabalhos ainda será definido, uma vez que o projeto está em processo de licitação”, detalhou a Prefeitura, em nota.

TRAMITAÇÃO

Em 02 de setembro de 2020, o Senado aprovou, por votação simbólica, a autorização de contratação de crédito externo para a cidade de Guarulhos. Agora, o próximo passo é a promulgação.

A mensagem da Presidência da República (MSF 37/2020) que autoriza essa operação foi relatada pelo senador Omar Aziz. Oparecer foi lido pelo senador Major Olimpio, favorável à matéria.

“Quando os senhores chegam em São Paulo, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando está chovendo, normalmente tem até um rio ali e bairros às vezes inundados. Graças a esses esforços dos senhores, isso será uma coisa do passado em Guarulhos”, declarou Major Olimpio, em nota.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Abelardo Silva Lima disse:

    Trevo de Bonsucesso fica pra quando? Heim senhores vai ficar assim até quando?

  2. Paulo Ceiz disse:

    E o Trevo (Retorno) de Bonsucesso? Não vai ter aquela quantia pra prefeitura dar aquela mamada que já é eterna não????
    Moro aqui desde 2005 e sempre foi uma obra eterna de sugar dinheiro. Uma época chegou a ter um outdoor agradecendo ao governo Dilma (que não tem nada a ver com a história) agradecendo a uma obra que não tem fim. 15 anos de chove e não molha pra um projeto que NUNCA dará certo de tão errado.

  3. Edvaldo Silva Torres disse:

    Porque não dar prioridade ao trevo de Bonsucesso já é hora de terminar a obra!!!!

  4. MARCELO DA SILVA BOMFIM disse:

    Não há projetos para a região do Pimentas e Bonsucesso. O Trevo de Bonsucesso está abandonado, o atual prefeito não conseguiu entregar nenhuma melhoria na região. Moro na região há 40 anos e sei que a solução é a abertura da passagem subterrânea no km 213,5 e do trevo do 207 que hj é de uso privado do condomínio GLP. Marcelo Bomfim (sem campanha política)

  5. Francisco disse:

    A obra do retorno de Bonsucesso e uma teta para esses malandros do Governo municipal mamar,essa teta é para esses canalhas mamar o tempo todo e essa obra nunca irá terminar,quem não conhece onde está a teta cheia de leite para esses bezerros maldito da política de Guarulhos é só ir até o retorno de Bonsucesso em Guarulhos,faz várias décadas que está em construção.

  6. Wagner Lima disse:

    O planejamento e projetos em Guarulhos tem deixado a desejar. Concordo com os leitores que a obra do Trevo de Bonsucesso, não termina e consumiu muito dinheiro e tempo.
    Saliento que o trevo também não tem ciclovia, o que seria muito útil a esse ponto de acesso para trabalhadores e outros passageiros que tem ficado presos num trânsito demorado, caótico e estressante.
    Será que esse trevo vai ter ” sucesso” algum dia?!

  7. Jose disse:

    Uma barbaridade o que fazem com o dinheiro público, ciclovia é brincadeira sendo que temos obras muito mais prioritárias tipo trevo do Bonsucesso, zeladoria da cidade que é um caos, cidade suja do caramba, saúde pública onde o atendimento é péssimo, pra fazer um exame você morre e não faz, ou seja bem coisa de comunistas mesmo.

  8. Jose disse:

    Com certeza esse prefeito é uma porcaria.

  9. Emerson disse:

    Prefeito de Guarulhos nunca passou no trevo de Bonsucesso pra ver trecho de dois metros para pegar o acesso a Dutra que tem um buraco para diminuir a velocidade. O engenheiro de tráfego de Guarulhos só pode ser amado não tem outra explicação não consigo compreender.

  10. KLEISSON MAXIMIANO DE OLIVEIRA disse:

    E o retorno ali no 214 onde inaugurou o novo shopping?

  11. Emerson disse:

    Prefeito a aproveita com esse dinheiro e compra um bolo de aniversário da obra da Av Santos Dumo vai fazer aniversário 3 anos ou 4 já perdemos a noção do tempo. Vc e seu engenheiro de tráfego dois amadores.

  12. Valdeci Silva disse:

    Corredor de ônibus da Santos Dumont , já fazem três anos e não termina , o trânsito ali e muito grande , moro em Guarulhos deste 1984 sempre ouvi falar do trevo de Bonsucesso isso e uma vergonha para todos os prefeitos que passaram por vários anos Aqui , guarulhense vamos votar em alguém que sim mereça o nosso voto , apesar que tá difícil votar em alguém aqui em Guarulhos

  13. Luiz Carlis Dutra disse:

    Porque não realizem com verbas de EMENDAS PARLAMENTARES? Isso de empréstimo CHEIRA MAL. A policia federal já pode seguir o caminho do dinheiro que aí tem coisa.

  14. Josivam disse:

    Res Bambi está largado Rua calendula sem asfalto esgoto céu aberto um lixo pago RS 4100 de imposto mim ajudem pelo amor de deus

  15. Edson Gonçalves Degoman disse:

    Resido em Bonsucesso desde 1992 e nao vejo melhora no “TRANSTORNO DE BONSUCESSO”,a cada obra que executam só piora o transito, ja esta na hora do M.P cortar essa teta,pois so esta servindo para políticos desviarem recursos e que estao pouco se linchando para os moradores da regiao!
    Precisamos de pessoas competentes e que tenham empatia com os usuarios desse Transtorno de Bonsucesso

  16. Marcia leite dos santos disse:

    E para o jardim paraiso o Rio também vai ser canalizado ou limpo.

  17. Alexandre disse:

    Retiraram os pontos de ônibus antigos e colocaram embaixo da ponte da Dutra onde pessoas são assaltadas quando vão para o trabalho e quando voltam a noite do trabalho , sendo que em frente ao posto de gasolina tem um espaço que poderia fazer um ótimo ponto de ônibus e muito mais seguro para todos ! Concordo com todas as opiniões acima , nunca passaram as 17:30 da tarde nesse trevo de Bonsucesso ou melhor nessa treva de Bonsucesso kkk

  18. Nelson disse:

    E o Rodoanel de Guarulhos ? E o metrô quando chegará ?

  19. Silva disse:

    O Trevo do Bonsucesso e uma obra que tramita a mais de 25 anos, dinheiro do povo! em ano de eleição dizem que estão terminando e começam a refazer tudo o que fez pra dizer que está fazendo alguma coisa. Hipocrisia, vocês acham que estão enganando quem? Querem reeleição! Jamais terão!

  20. Rogério gualberto disse:

    Enquanto os terminais de ônibus estão abandonados, sem segurança, banheiros imundos e mal iluminação!

  21. Enir Gonçalves Moreira disse:

    E CUMBICA QUE SÓ DA DINHEIRO A REGIÃO central de GUARULHOS.
    Só fazem obra no centro bairro Maia.
    E Cumbica fica esquecida, depois de 40 anos, estao fazendo um corredor de ônibus na Stos Dumont e e recapeamento nas pistas e somente , e saídas das ruas do bairro de Cidade industrial e nova CUMBICA, que fica tudo travado, parado porque so tem um saída e ficamos incapacitado de sair para a via principal.
    As comunidades fecham as saídas de ruas e ficamos encurralados.
    Cade as melhorias avenidas, mais saídas e viadutos.
    Por isso o comercio mao cresce e o bairro não desenvolve.

  22. ELIVELTON MARIANO MARINHO disse:

    96 milhões e nenhum centavo passa nessa obra sem fim no trevo de Bonsucesso que só piora….

  23. Amauri disse:

    Calma senhores!
    Eloi Pieta está retornando.
    A invasão Petista está se arrumando novamente e logo estarão novamente acabando com quaisquer possibilidades de progresso para nossa cidade.
    Ou quem sabe, Nefi Tales seja uma alternativa.
    Quem já teve a experiência e boa memória sabe que tragédia pode vir por aí.
    Consciência minha gente, consciência, é o futuro de nossos filhos que está em nossas mãos.

Deixe uma resposta