Acordo com MP determina volta dos ônibus com ar-condicionado no Transcol (ES)

Operação com estes coletivos havia sido suspensa por conta da pandemia de Covid-19. Foto: Divulgação.

Para retorno dos veículos, será exigido laudo técnico comprovando segurança sanitária

JESSICA MARQUES

Os ônibus com ar-condicionado deverão voltar a operar no Transcol, sistema de transporte coletivo da Grande Vitória, no Espírito Santo. A operação com estes coletivos havia sido suspensa por conta da pandemia de Covid-19.

O retorno dos veículos está previsto em um Termo de Compromisso entre o Ministério Público do Estado do Espírito Santo, a Ceturb-ES (Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo) e a Semobi (Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura).

O documento prevê “a imediata disponibilização da operação e circulação dos ônibus com ar condicionado, desde que este permaneça ligado no modo renovação de ar ou utilizando outras tecnologias que garantam segurança sanitária, devendo apresentar laudo técnico comprobatório e elaborar protocolo específico, devidamente aprovado pela Secretaria de Estado da Saúde”.

O termo foi assinado em 27 de agosto de 2020 e estabelece um prazo de 20 dias, contando a partir da assinatura, para o cumprimento integral dos compromissos assumidos.

Outras medidas previstas no documento são a marcação de pisos das plataformas dos terminais. O objetivo é manter os usuários no distanciamento mínimo de segurança de um metro e meio nas filas de embarque. Os ônibus também deverão transportar apenas passageiros sentados e com máscaras.

Nos terminais, por sua vez, será permitido apenas o embarque de passageiros pela porta do meio dos ônibus. Confira os compromissos firmados entre as partes:

Em nota, porém, a Ceturb-ES informou que ainda não há previsão para o início da operação dos veículos com ar-condicionado.

“O TAC assinado entre o MPES e o Governo do Estado, por meio da Semobi e da Ceturb-ES prevê a retomada da circulação desses veículos desde que sejam apresentados estudos específicos e protocolo que devem ser aprovados juntos a Secretaria de Estado da Saúde. A Ceturb-ES informa ainda que está aguardando que as empresas apresentem os estudos necessários que atestem a segurança sanitária para o retorno da circulação dos ônibus com ar-condicionado. Portanto ainda não há previsão para reinício da operação desses veículos”, informou a companhia, ao Diário do Transporte.

Confira o termo, na íntegra:

 

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta