Governo do Tocantins inicia entrega de 319 ônibus escolares

Governador Mauro Carlesse durante a entrega. Foto: Divulgação / Governo do Estado do Tocantins.

Ao todo, 139 municípios e 21 mil alunos serão beneficiados pela chegada dos novos veículos

WILLIAN MOREIRA

O Governo do Estado de Tocantins iniciou nesta quinta-feira, 27 de agosto de 2020, a entrega de 319 ônibus destinados a atender o transporte escolar de 139 municípios.

A primeira cerimônia foi realizada no Palácio Araguaia para 30 prefeituras com as presenças do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte, de deputados estaduais e federais, além dos prefeitos destas cidades.

De acordo com o FNDE, 21 mil alunos da rede municipal de ensino que residem nas zonas rurais, serão beneficiados para ter um transporte até a escola.

“São 270 ônibus com capacidade para 24 alunos cada e 49 ônibus com capacidade para 59 alunos. Todos os veículos são equipados com plataforma elevatória para dar acessibilidade aos que precisam desse cuidado especial e seguem padrões de qualidade e segurança”, assegurou o presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte, em nota divulgada para a imprensa.

O governador Mauro Carlesse pediu aos prefeitos que tenham cuidado e zelo pelos novos ônibus, e assim assegurem a estes estudantes, o acesso a educação.

“Somos um Governo municipalista que trabalha em prol da comunidade. E esses novos ônibus são para que nossos estudantes da zona rural tenham o direito à educação garantido, podendo ir para escola e voltar para casa com mais conforto e segurança.”

DESTINO DOS ÔNIBUS PELAS PREFEITURAS

As cidades de Brejinho do Nazaré e Diogo Borges vão destinar a principio os ônibus para atender comunidades quilombolas e alunos da área rural, respectivamente.

A prefeita de Barra do Ouro, Lene Oliveira, apenas na zona rural são 470 alunos e a cidade precisa de pelo menos oito veículos, já que dos quatro atuais, dois estão quebrados.

“Em alguns assentamentos e na zona urbana, estamos tendo aulas, mas em outras localidades, devido ao número de casos, infelizmente por hora não é possível. No entanto, esses novos ônibus serão muito bem utilizados pelo município que tem uma carência muito grande, temos uma zona rural extensa com 12 assentamentos. Temos a frota própria do município e alguns veículos são alugados. Esses novos ônibus diminuem a demanda de contratação”, explicou a prefeita na mesma nota a imprensa.

INVESTIMENTO

Além dos 319 ônibus escolares entregues, outros 114 estão em fase de fabricação e devem chegar as cidades até fevereiro de 2021.

O investimento por parte do governo estadual é de R$ 86,5 milhões, sendo R$ 64,4 milhões da emenda coletiva da bancada federal do Tocantins no Congresso Nacional, e o restante de emendas parlamentares dos deputados federais Carlos Gaguim e Eduardo Gomes.

Todos novos veículos contam com porta de lâmina única, vedando a entrada de pó e água, permitindo o tráfego em estradas rurais de difícil acesso.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta