Um mês após volta às aulas, Prefeitura de São Sebastião retoma transporte universitário

Empresa responsável pelo transporte diário dos alunos é a Extraminas Transporte e Locação Ltda. Foto: Luiz Henrique / Ônibus Brasil.

Serviço de fretamento é integralmente financiado pela administração municipal

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, retomou o transporte universitário nesta segunda-feira, 24 de agosto de 2020. Entretanto, estudantes relatam que as aulas retomaram um mês antes da volta do serviço gratuito.

O serviço de fretamento é integralmente financiado pela Prefeitura. Assim, é feito gratuitamente o deslocamento diário dos alunos para faculdades localizadas em São José dos Campos, Taubaté, Caraguatatuba, Mogi das Cruzes e Guarujá.

Atualmente, segundo a administração municipal, as instituições que voltaram às aulas presenciais são a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e o Centro Universitário Braz Cubas (UBC), ambas em Mogi das Cruzes. Para setembro, está previsto o retorno do transporte às instituições de Taubaté e Guarujá.

A empresa responsável pelo transporte diário dos alunos é a Extraminas Transporte e Locação Ltda.

SEM TRANSPORTE

Apesar da retomada do transporte nesta semana, as aulas da UMC que não puderam ser realizadas em a distância retornaram no dia 27 de julho. Neste período em que o serviço não foi disponibilizado, os alunos precisaram se locomover entre os municípios por conta própria. O trajeto supera 100 quilômetros.

O estudante de Psicologia da Universidade de Mogi das Cruzes, Daniel Silva Santos, 22 anos, relatou que sofreu prejuízo financeiro e problemas com o horário de chegada à faculdade neste período.

“Alguns [estudantes] conversaram com os professores e não foram nos primeiros dias. Como no início foi nos informado que o ônibus sairia na primeira semana de agosto, no meu caso, juntamos alguns estudantes e conseguimos um carro para subir nos primeiros dias, porém é um gasto muito alto, o que não dá pra manter”, contou.

Além disso, o contato com a Prefeitura para obter informações sobre o transporte foi difícil, de acordo com o estudante. “O primeiro contato foi no dia 21/07, e quando informamos que as aulas iriam retornar, pediram para que fizéssemos o levantamento dos alunos que iriam voltar”, relatou Santos.

“No dia 22/07 nos foi dito que iria ter o transporte, no dia 23/07 encaminhamos os documentos necessários. Na tarde do dia 23/07 foi informado que não tinham mais certeza se iria ter o transporte e que provavelmente seria disponibilizado na primária semana de agosto. No dia 03/08 de agosto foi informado que ainda não tinham uma posição definitiva. No dia 04/08 disseram que iria sair um edital no dia seguinte (05/08), porém, no dia 06/08 falaram que não tinham mais previsão de quando iria sair o edital e/ou se o transporte iria ser liberado. Foi dada a mesma informações no dia 07/08”, detalhou também.

O serviço havia sido suspenso em decorrência da pandemia de Covid-19. As aulas em todo o estado de São Paulo foram afetadas após medidas de isolamento social para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

FUNCIONAMENTO DO TRANSPORTE

Em nota, a Prefeitura informou que o transporte universitário foi retomado nesta segunda-feira, 24, apenas para as linhas nas quais houve confirmação de retorno das aulas presenciais diretamente das Instituições de Ensino, e para os alunos que já utilizavam o benefício e manifestaram interesse de retorno às aulas presenciais, realizando o recadastramento online.

Confira abaixo o passo a passo para solicitação do serviço de fretamento gratuito para estudantes universitários, segundo a Prefeitura:

Para ter acesso ao benefício o aluno deve aguardar edital de cadastramento e realizar a sua inscrição. Seu pedido é avaliado por uma Comissão e, atendendo aos requisitos legais, passa a ser atendido. Os requisitos legais estão previstos na Lei Municipal 2435/2020.

Confira:

 

Além disso, o aluno que tiver um documento oficial da Instituição informando de forma expressa o dia certo de retorno e os dias da semana que terá aulas presenciais, pode encaminhá-lo para o e-mail: seduc@saosebastiao.sp.gov.br, para análise quanto a necessidade de abertura de novo Edital de Recadastramento.

O aluno deve acompanhar o site da SEDUC (http://www.conexaoeducass.com.br/) para verificar novos editais de convocação. O próximo está previsto para início de Outubro, podendo ser antecipado conforme posicionamento das Instituições.

A Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) busca retornar o transporte de forma coerente, otimizando a utilização dos veículos. É preciso salientar ainda que muitas instituições ainda não sabem quando ocorrerá o retorno das aulas presenciais e algumas que informaram uma data já tiveram que alterá-la.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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