Prefeitura de São Paulo publica exceções que dispensam a obrigatoriedade do uso de máscaras nos ônibus do sistema SPTrans

Ônibus em São Paulo. Uso de máscara é até fim da pandemia, que ainda não tem data certa para acabar

*Matéria originalmente publicada no sábado, 22 de agosto de 2020*

Em todos os demais casos, motoristas podem impedir a entrada dos passageiros que não estivem usando a proteção

ADAMO BAZANI

A prefeitura de São Paulo publicou uma portaria da Secretaria Municipal de Mobilidade Transportes com exceções que dispensam a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial contra a Covid-19 nos ônibus municipais gerenciados pela SPTrans.

O uso passa ser facultativo para os seguintes passageiros:

– pessoas com transtorno do espectro autista,

– com deficiência intelectual,

– com deficiências sensoriais,

– com quaisquer outras deficiências ou condições de saúde que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica.

– crianças com idade igual ou menor de 3 (três) anos

Nos demais casos, o uso de máscara continua obrigatório no sistema de ônibus até o fim da pandemia do novo coronavírus.

O motorista pode impedir o acesso do passageiro sem a máscara e, em caso de resistência, pode acionar a Polícia Militar ou a Guarda Civil Metropolitana.

A portaria foi publicada nesta sexta-feira, 21 de agosto de 2020, e já está em vigor desde sábado, 22.

Adamo Bazani, jornalista especializado  em  transportes

Comentários

Comentários

  1. Magda disse:

    Vejo um monte de motorista usando máscara errado, até parece que ele liga se entra gente com ou sem máscara.

  2. Rogério disse:

    Quero ver quando começar os problemas pelo uso contínuo dessa porcaria no rosto, quem assumirá a culpa? Deve ser obrigatório por quem está com problemas e não por pessoas saudáveis, isso já foi comprovado, porém, para os ditadores de plantão, opinião médica de verdade não tem valor algum.

  3. Ricardo disse:

    Vai dar conflitos ou libera todos. E as pessoas que façan suas próprias escolhas de usar mascara ou nao ou deixa como esta.

  4. Gizela Dawidowicz disse:

    De que adianta a máscara se os ônibus ficam com os vidros todos fechados, todos respirando mesmo ar. … ridículo!

  5. Ysa disse:

    É um caso a se pensar! Por que essas pessoas tbm correm o mesmo risco .

  6. Ariane disse:

    Finalmente alguém se sensibilizou

  7. Ivan disse:

    ESSAS MASCARA QUE DEIXA A GENTE COM FALTA DE AR

  8. Jair disse:

    Quem tem rinite, como eu, não pode ficar isento do uso de máscara?

    1. diariodotransporte disse:

      Não está isento. As exceções são apenas nestes casos e não contempla rinite

  9. Tatiana disse:

    Comer no ônibus não pode então?

  10. Gilvan disse:

    Sou motorista de ônibus na cidades de São Paulo nos motoristas sofremos muitas os passageiros só falta baterem na gente e ninguém ver que nois estamos na linha de frente desse vírus e a prefeitura juntos com a empresas não fizeram nenhuma MP pra ajudar nois nem salubridade a empresas paga só descontar de nois.
    Trabalho na empresa Norte Bus de São Paulo

  11. Soeli disse:

    Provavelmente essas respostas contrárias ao uso de máscara, não sabem de fato o que é pegar esse vírus ou ter alguém muito querido infectado. É lógico que só o uso da máscara não garante que seja infectado, pois todas as medidas de higiene são importantes, uma vez que o distanciamento é também é necessário mas impossível no transporte público. A decisão da prefeitura está correta pois pessoas com algum tipo de deficiência não tem o discernimento para uso correto da máscara e torna o uso ineficaz, por isso as demais pessoas que têm suas condições físicas e intelectuais preservadas deveriam ser mais conscientes e ajudar a preservar a saúde dos mais vulneráveis.

  12. Silvana disse:

    Povo sem noção, como é difícil conviver com o ser humano sempre do contra , o uso da máscara são mas para proteger as pessoas do que vc mesmo , infelizmente não podemos evitar transporte com aglomeração, mas o pouco que podemos contribuir faz a diferença.

  13. Adriana disse:

    Cada um q pense na sua consciência. Usa quem acha q deve usar . Chega …. se não quero passar nada a ninguém uso se estou com tosse uso se estou bem não uso e chega . Para com isso q está terrível . Anda quem quer. Se eu viajar de avião usarei se estou no carro ou andando na rua não uso . Basta

  14. Elisangela disse:

    Não tinha que insentar ninguém porque todos tem a possibilidade de transmitir o vírus e dentro do ônibus é pouco tempo eu tenho um irmão especial com síndrome de down autismo e muito mais se eu tiver que sair com ele de ônibus vou colocar sim a máscara nele.
    Tem peoas que só de ver o outro sem máscara já quer bater isso vai dar uma confusão e vai sobrar pro motorista e cobrador.

  15. Josevan Alves disse:

    Minha opinião é que comer no trasporte público nesta pandemia não pode independente o tipo de transporte público.

  16. DANIEL DE ASSIS disse:

    Tbm sou motorista de ônibus em São Paulo só estão pensando nos passageiros mas nós operadores não ? Pois temos família e estamos expostos de mais além de não termos nem tipo de proteção ainda tiram os nossos direitos de trabalhador e se para abrir exesseções para alguns então libera logo para todos

  17. Rosane disse:

    Quem se manifesta contra usar máscara não está preocupado se irá pegar a doença ou passar a alguém. Não tem ainda noção de que o vírus é fatal. E acho que não irá acontecer de pegar esse vírus que já matou mais de 100000 no Brasil. De[ois, fica aqui uma pergunta? Estar público isento do uso de máscara também tem i,unidade contra o vírus? Não né? Eles podem infectar os outros. Este decreto é um absurdo. Ainda bem que não estou mais pegando transporte público, só Uber.

  18. Rosane disse:

    Amiga, na rua também é possível pegar este vírus das outras pessoas. Não é só pelo contato , e sim pela fala e respiração goticulas ficam no ar. Depois, é lei. Sejamos prudentes. Nossa saúde é preciosa, com ela não se brinca.

  19. Charles disse:

    O uso de máscara é mais leve que um tubo na garganta ou uma traqueostomia pra auxiliar na respiração !

  20. Angelia disse:

    Pessoal do Bozo conseguindo espaço

  21. RODRIGO QUINTILIANO disse:

    Não devemos pensar USA QUEM QUER…..pois se vc tiver próximo de quem tem o vírus e ele estiver sem máscara…um espírito dele hj a deixa vc com complicações para o resto da vida.

  22. Pedro Joaquim Da Costa disse:

    Na verdade, estamos passando por uma situação muito difícil.
    Claro que a SPTrans, têm razão porém, não é só isso que vai nos ajudar no transporte público.
    Esse negócio de ônibus urbano com ar condicionado é besteira, ninguém passa dez horas dentro de um ônibus desse. O correto seria ônibus com comum, assim, daria para abrir as janelas para o ar circular.
    Ônibus com ar condicionado somente para viagens duradouras.
    Enquanto essa pandemia não ir embora de vez, quem usa o transporte coletivo diariamente, ficará propício a pegar Corona vírus, devido os vidros dos coletivos ficarem fechados e o mesmo ar circulando dentro. Isso tudo porque os ônibus tem ar condicionado!

  23. manoel disse:

    Pessoal,Não Vá Na Onda Deles,Não Deixe De Usar Mascara,Até Se Sentir Seguro,Vocês Não Ver Que Eles,Não Estão Nem Aí Para o Povo,Se Vocês Contrair a Covid19,Vocês Vai Para os SUS Que Não Um Aparelho Suficiente Pra Vocês,Ao Contrario Deles Que Vai Para Os Melhores Hospitais e Lá Tem Um a Parelho Só Pra eles e Tudo Pago Com o Nosso Dinheiro.

  24. ALEXANDRE disse:

    Pessoal tudo bem ,,,esqueceram que vc pode estar com o vírus incubado em vc sem apresentar os sintomas e transmitir assim mesmo.Por isto devemos usar estas máscaras desconfortáveis que usamos,para evitar que as gotículas que saem junto a saliva quando falamos,ou tossimos ou espirramos ou sei lá, a projetamos por qq motivo,não atinja as pessoas ao seu redor.
    Isto é estudo comprovado, não é balela. Enquanto não soltarem a vacina eficaz é máscaras na face em locais fechados ou de aglomeração de pessoas que estão próximas umas das outras e fim de papo.
    E outra, está desgraça de vírus está em diversos locais de contato,onde pessoas que já estão contaminadas deixaram o vírus, então cuidado extremo com as mãos em contato com mucosas da sua face.

  25. Gislaine Rodrigues disse:

    Conheço vários pessoas que pegaram esse vírus e não é todo esse bicho de sete cabeças que a mídia fala. Eu não acredito na eficácia dessas máscaras que são feitas em qualquer fundo de quintal, sem nenhum certificado do Imetro, quando estou na rua não uso de forma nenhuma, infelizmente em alguns lugares sou obrigada a usar, deveria ser opcional, do jeito que as coisas estão daqui a pouco estaremos vivendo novamente na era da ditadura, lamentável;.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading