Prefeitura de São Paulo publica exceções que dispensam a obrigatoriedade do uso de máscaras nos ônibus do sistema SPTrans

Publicado em: 24 de agosto de 2020

Ônibus em São Paulo. Uso de máscara é até fim da pandemia, que ainda não tem data certa para acabar

*Matéria originalmente publicada no sábado, 22 de agosto de 2020*

Em todos os demais casos, motoristas podem impedir a entrada dos passageiros que não estivem usando a proteção

ADAMO BAZANI

A prefeitura de São Paulo publicou uma portaria da Secretaria Municipal de Mobilidade Transportes com exceções que dispensam a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial contra a Covid-19 nos ônibus municipais gerenciados pela SPTrans.

O uso passa ser facultativo para os seguintes passageiros:

– pessoas com transtorno do espectro autista,

– com deficiência intelectual,

– com deficiências sensoriais,

– com quaisquer outras deficiências ou condições de saúde que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica.

– crianças com idade igual ou menor de 3 (três) anos

Nos demais casos, o uso de máscara continua obrigatório no sistema de ônibus até o fim da pandemia do novo coronavírus.

O motorista pode impedir o acesso do passageiro sem a máscara e, em caso de resistência, pode acionar a Polícia Militar ou a Guarda Civil Metropolitana.

A portaria foi publicada nesta sexta-feira, 21 de agosto de 2020, e já está em vigor desde sábado, 22.

Adamo Bazani, jornalista especializado  em  transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Magda disse:

    Vejo um monte de motorista usando máscara errado, até parece que ele liga se entra gente com ou sem máscara.

  2. Rogério disse:

    Quero ver quando começar os problemas pelo uso contínuo dessa porcaria no rosto, quem assumirá a culpa? Deve ser obrigatório por quem está com problemas e não por pessoas saudáveis, isso já foi comprovado, porém, para os ditadores de plantão, opinião médica de verdade não tem valor algum.

  3. Ricardo disse:

    Vai dar conflitos ou libera todos. E as pessoas que façan suas próprias escolhas de usar mascara ou nao ou deixa como esta.

  4. Gizela Dawidowicz disse:

    De que adianta a máscara se os ônibus ficam com os vidros todos fechados, todos respirando mesmo ar. … ridículo!

  5. Ysa disse:

    É um caso a se pensar! Por que essas pessoas tbm correm o mesmo risco .

  6. Ariane disse:

    Finalmente alguém se sensibilizou

  7. Ivan disse:

    ESSAS MASCARA QUE DEIXA A GENTE COM FALTA DE AR

  8. Jair disse:

    Quem tem rinite, como eu, não pode ficar isento do uso de máscara?

    1. diariodotransporte disse:

      Não está isento. As exceções são apenas nestes casos e não contempla rinite

  9. Tatiana disse:

    Comer no ônibus não pode então?

  10. Gilvan disse:

    Sou motorista de ônibus na cidades de São Paulo nos motoristas sofremos muitas os passageiros só falta baterem na gente e ninguém ver que nois estamos na linha de frente desse vírus e a prefeitura juntos com a empresas não fizeram nenhuma MP pra ajudar nois nem salubridade a empresas paga só descontar de nois.
    Trabalho na empresa Norte Bus de São Paulo

  11. Soeli disse:

    Provavelmente essas respostas contrárias ao uso de máscara, não sabem de fato o que é pegar esse vírus ou ter alguém muito querido infectado. É lógico que só o uso da máscara não garante que seja infectado, pois todas as medidas de higiene são importantes, uma vez que o distanciamento é também é necessário mas impossível no transporte público. A decisão da prefeitura está correta pois pessoas com algum tipo de deficiência não tem o discernimento para uso correto da máscara e torna o uso ineficaz, por isso as demais pessoas que têm suas condições físicas e intelectuais preservadas deveriam ser mais conscientes e ajudar a preservar a saúde dos mais vulneráveis.

  12. Silvana disse:

    Povo sem noção, como é difícil conviver com o ser humano sempre do contra , o uso da máscara são mas para proteger as pessoas do que vc mesmo , infelizmente não podemos evitar transporte com aglomeração, mas o pouco que podemos contribuir faz a diferença.

  13. Adriana disse:

    Cada um q pense na sua consciência. Usa quem acha q deve usar . Chega …. se não quero passar nada a ninguém uso se estou com tosse uso se estou bem não uso e chega . Para com isso q está terrível . Anda quem quer. Se eu viajar de avião usarei se estou no carro ou andando na rua não uso . Basta

  14. Elisangela disse:

    Não tinha que insentar ninguém porque todos tem a possibilidade de transmitir o vírus e dentro do ônibus é pouco tempo eu tenho um irmão especial com síndrome de down autismo e muito mais se eu tiver que sair com ele de ônibus vou colocar sim a máscara nele.
    Tem peoas que só de ver o outro sem máscara já quer bater isso vai dar uma confusão e vai sobrar pro motorista e cobrador.

  15. Josevan Alves disse:

    Minha opinião é que comer no trasporte público nesta pandemia não pode independente o tipo de transporte público.

  16. DANIEL DE ASSIS disse:

    Tbm sou motorista de ônibus em São Paulo só estão pensando nos passageiros mas nós operadores não ? Pois temos família e estamos expostos de mais além de não termos nem tipo de proteção ainda tiram os nossos direitos de trabalhador e se para abrir exesseções para alguns então libera logo para todos

  17. Rosane disse:

    Quem se manifesta contra usar máscara não está preocupado se irá pegar a doença ou passar a alguém. Não tem ainda noção de que o vírus é fatal. E acho que não irá acontecer de pegar esse vírus que já matou mais de 100000 no Brasil. De[ois, fica aqui uma pergunta? Estar público isento do uso de máscara também tem i,unidade contra o vírus? Não né? Eles podem infectar os outros. Este decreto é um absurdo. Ainda bem que não estou mais pegando transporte público, só Uber.

  18. Rosane disse:

    Amiga, na rua também é possível pegar este vírus das outras pessoas. Não é só pelo contato , e sim pela fala e respiração goticulas ficam no ar. Depois, é lei. Sejamos prudentes. Nossa saúde é preciosa, com ela não se brinca.

  19. Charles disse:

    O uso de máscara é mais leve que um tubo na garganta ou uma traqueostomia pra auxiliar na respiração !

  20. Angelia disse:

    Pessoal do Bozo conseguindo espaço

  21. RODRIGO QUINTILIANO disse:

    Não devemos pensar USA QUEM QUER…..pois se vc tiver próximo de quem tem o vírus e ele estiver sem máscara…um espírito dele hj a deixa vc com complicações para o resto da vida.

  22. Pedro Joaquim Da Costa disse:

    Na verdade, estamos passando por uma situação muito difícil.
    Claro que a SPTrans, têm razão porém, não é só isso que vai nos ajudar no transporte público.
    Esse negócio de ônibus urbano com ar condicionado é besteira, ninguém passa dez horas dentro de um ônibus desse. O correto seria ônibus com comum, assim, daria para abrir as janelas para o ar circular.
    Ônibus com ar condicionado somente para viagens duradouras.
    Enquanto essa pandemia não ir embora de vez, quem usa o transporte coletivo diariamente, ficará propício a pegar Corona vírus, devido os vidros dos coletivos ficarem fechados e o mesmo ar circulando dentro. Isso tudo porque os ônibus tem ar condicionado!

  23. manoel disse:

    Pessoal,Não Vá Na Onda Deles,Não Deixe De Usar Mascara,Até Se Sentir Seguro,Vocês Não Ver Que Eles,Não Estão Nem Aí Para o Povo,Se Vocês Contrair a Covid19,Vocês Vai Para os SUS Que Não Um Aparelho Suficiente Pra Vocês,Ao Contrario Deles Que Vai Para Os Melhores Hospitais e Lá Tem Um a Parelho Só Pra eles e Tudo Pago Com o Nosso Dinheiro.

  24. ALEXANDRE disse:

    Pessoal tudo bem ,,,esqueceram que vc pode estar com o vírus incubado em vc sem apresentar os sintomas e transmitir assim mesmo.Por isto devemos usar estas máscaras desconfortáveis que usamos,para evitar que as gotículas que saem junto a saliva quando falamos,ou tossimos ou espirramos ou sei lá, a projetamos por qq motivo,não atinja as pessoas ao seu redor.
    Isto é estudo comprovado, não é balela. Enquanto não soltarem a vacina eficaz é máscaras na face em locais fechados ou de aglomeração de pessoas que estão próximas umas das outras e fim de papo.
    E outra, está desgraça de vírus está em diversos locais de contato,onde pessoas que já estão contaminadas deixaram o vírus, então cuidado extremo com as mãos em contato com mucosas da sua face.

Deixe uma resposta