Transporte público de Blumenau (SC) retorna na terça-feira (25)

Publicado em: 21 de agosto de 2020

Apesar do retorno, idosos a partir de 60 anos por integrar o grupo de alto risco de contágio, estão impedidos de utilizar os ônibus. Foto: Nicolas Eduardo/Ônibus Brasil.

Coletivos vão circular em três horários específicos

WILLIAN MOREIRA

A Prefeitura da cidade catarinense de Blumenau anunciou o retorno da operação do transporte coletivo para a partir de terça-feira, 25 de agosto de 2020. A retomada seguirá um protocolo para prevenir o contágio pelo coronavírus. O atendimento dos passageiros será em horários determinados, em especial no pico da manhã e tarde.

O funcionamento será escalonado, buscando atender os passageiros do começo da manhã e final da tarde e assim evitar a circulação de pessoas que não tenham necessidade real ou essencial como consultas médicas ou trabalho, de sair na rua e utilizar os ônibus.

Os coletivos vão circular em três horários, das 5h30 às 8h30, 11h30 às 14h30 e das 16h30 até ás 19h30. Demais horários e aos finais de semana não haverá serviço. Operando de segunda a sexta-feira nestes horários.

Nos terminais haverá ônibus reservas que poderão entrar em atendimento caso a linha registre uma necessidade e também haverá uma fusão de linhas e a exclusão de outras com baixa demanda.

Semanalmente os órgãos municipais vão monitorar a quantidade de passageiros e assim promover ajustes nas linhas e itinerários caso for preciso.

O uso obrigatório de máscaras de proteção fácil é uma das regras para permitir o embarque e todos os trabalhadores da Seterb e BluMob serão testados para Covid entre o sábado 22 e segunda-feira, 24.

REGRAS

O transporte em Blumenau está suspenso por meio de decreto e a sua proibição se encerra na segunda-feira, 24.

Mesmo assim uma série de regras deverão ser seguidas para um atendimento seguro para todos, veja abaixo:

* Ampliação da equipe de limpeza a fim de intensificar diariamente a higienização dos terminais e da parte interna de todos os veículos;

* Disponibilização de álcool gel 70% nos Terminais, para uso dos colaboradores e dos usuários, evitando que eles sejam agentes de transmissão do Coronavírus;

* Deverão ser mantidas abertas todas as janelas dos veículos, possibilitando maior circulação de ar.

* Conforme as necessidades serão ampliadas gradativamente os veículos em horários de “pico”, garantindo desta forma o distanciamento social exigido nesta situação;

* As linhas passarão por vários ajustes buscando atender basicamente, neste primeiro momento, apenas os passageiros que precisam ir ao trabalho, aqueles que buscam algum atendimento na área da saúde, ou aquelas pessoas que necessitam resolver seus problemas particulares que não possam ser feitos de forma não presencial. O objetivo é atender satisfatoriamente a demanda de passageiros em horários de movimentação, e reduzir ao máximo a exposição dos colaboradores e dos passageiros.

* Será obrigatório o uso de máscaras de proteção individual por todos os Passageiros, dentro dos ônibus da Frota de nossa cidade, como também nos Terminais de Integração e na Loja de Atendimento da BluMob a fim de preservar a saúde de todos;

* Proibição do Pagamento da Tarifa com Papel Moeda (Dinheiro) dentro dos ônibus por Tempo Indeterminado, onde Pagamento da Tarifa com cartão, sempre será por meio do sistema de bilhetagem eletrônica;

* Devido ao alto risco de contágio e contaminação, fica terminantemente proibido o uso do transporte coletivo pelos idosos acima de 60 anos, considerando que estes compõem o grupo mais vulnerável a desenvolver complicações com maior gravidade pela Covid-19. Essa medida é por tempo indeterminado e visa o bem-estar, a preservação da saúde e a valorização das pessoas. Com isso, haverá o bloqueio do uso de cartão Melhor Idade. A entrada pelas portas traseiras dos ônibus com a apresentação do documento de identidade também está proibido neste período.

* Comunicação quanto aos cuidados de higiene já fixada em todos os ônibus, terminais e loja.

* Todas as medidas que estão sendo tomadas, tem como base o que já vem acontecendo no Transporte Coletivo em outras cidades do Brasil. A Seterb ressalta que a situação será avaliada continuamente e conforme o andamento, outras ações de prevenção ainda poderão ser tomadas;

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Jose Floriano disse:

    E sentar do lado do outro pode???
    Tá tudo errado! O maior perigo é aproximação; vc tem que sentar sozinho em cada poltrona,senão não adianta nada esses protocolos de segurança!

Deixe uma resposta