Comissão da prefeitura de São Paulo aprova cessão de área municipal para novo terminal de ônibus e estação de Metrô da linha 2-Verde
Publicado em: 21 de agosto de 2020

Área é na Vila Formosa e faz parte da expansão da linha para a zona Leste e, posteriormente, para Guarulhos
ADAMO BAZANI
A Comissão do Patrimônio Imobiliário do Município de São Paulo – CMPT/SEL aprovou a permissão de uso de uma área municipal pelo Metrô para a implantação de uma estação e de um terminal de ônibus.
Trata-se de um espaço na Praça Lions, na Vila Formosa, zona Leste da Capital Paulista.
As estruturas farão parte da expansão da Linha 2-Verde (atualmente Vila Prudente/Vila Madalena) para a zona Leste da cidade e, posteriormente, para a cidade de Guarulhos, na região Metropolitana.
Segundo o parecer da comissão, a cessão da área é em caráter permanente e a gestão do espaço ainda será objeto de tratativas entre as secretarias de transportes do município e do estado.
“A Comissão deliberou favoravelmente quanto à outorga de permissão de uso à título precário e gratuito, de área municipal configurada na Planta DGPI-00.392-00, à Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, para a implantação das obras de expansão da Linha 2 – Verde, na Praça Lions Vila Formosa, que será ocupada, em caráter permanente, para a implantação da futura Estação Vila Formosa e Terminal de Ônibus, cuja gestão será objeto de tratativas entre Secretaria do Estado e Secretaria Municipal de Transportes”
A deliberação foi publicada oficialmente nesta sexta-feira, 21 de agosto de 2020.
A estação Vila Formosa é deve ser a primeira parada a ser entregue da expansão da linha 2-Verde, mas não necessariamente será a primeira estação em termos de localização, uma vez que depois da atual estação terminal Vila Prudente deve ser erguida a estação Orfanato.
Já há intervenções em andamento no local que deve receber a estação Vila Formosa e o terminal de ônibus.
Como mostrou o Diário do Transporte em 08 de junho de 2020, o Metrô anunciou interdição de vias da Vila Formosa para montar o canteiro de obras.
A EXPANSÃO DA LINHA 2-VERDE:
O primeiro trecho da expansão da linha 2-Verde, até a Penha, deve ter as seguintes estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha. O trecho, assim, terá oito estações com 8,3 km de extensão.
Já o segundo trecho da expansão da linha 2-Verde, até Guarulhos, deve ter as seguintes estações: Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra. Assim, o trecho terá mais cinco estações numa extensão de 5,9 km.
Quando concluída a extensão até Penha, a Linha 2-Verde terá 23 km de extensão, com 22 estações desde a Vila Madalena. Passará a ser a linha de metrô mais extensa de São Paulo, conectando-se diretamente com serviços de ônibus e com as linhas 1-Azul (Paraíso e Ana Rosa), 3-Vermelha (Penha), 4-Amarela (Paulista), 5-Lilás (Chácara Klabin), 15-Prata (Vila Prudente) e 11-Coral (Penha), transportando mais de 1,1 milhão de pessoas por dia.
Durante as assinaturas das ordens de serviço dos lotes 01, 03 e 04 da construção da linha, em 17 de janeiro de 2020, o Governo do Estado previu que o trecho até a Penha estaria pronto até 2026.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
E uma pena que a Ctpm (orgao Estadual) ganha este espaco para construir um Terminal de Onibus e nao pode pode por Nenhuma linha de onibus Intermunicipal da EMTU no terminal que ela mesmo constroe (so linhas municipais) e o Dinheiro Estadual ajudando apenas um Municipio chega a ser injusto
Pelo Amor de Deus, 6 anos?!??! PQP em seis anos a Russia realizou referendo na Crimeia, os crimenianos aceitaram a anexação da Crimeia a Russia e em 2 anos construíram a ponte sobre o estreito de Kerch (Obra de Altissíma complexidade).
Por que não existe nenhum projeto da estação Vila Formosa (Maquete/planta ou digital 3D? já que será uma das primeiras a serem construidas segundo as noticias…